top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

VIII Plataforma Regional de Redução do Risco de Desastres para as Américas e o Caribe



De 28 de fevereiro a 02 de março ocorreu a VIII Plataforma Regional de Redução do Risco de Desastres para as Américas e o Caribe, com o tema “Ciência e Tecnologia para a Gestão Integrada do Risco de Desastres”.


O evento promovido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) foi realizado em Punta del Este - Uruguai e teve como objetivos: avaliar a implementação de estratégias de redução de risco de desastres que estão alinhadas com o Marco de Sendai, avaliar o nível de progresso feito para identificar lacunas e prioridades, compartilhar experiências, trocar conhecimentos, fazer acordos sobre as principais prioridades regionais para a redução do risco de desastres nas Américas e na região do Caribe, fazer recomendações para o desenvolvimento da próxima Plataforma Global.


Durante o evento a Prefeitura de Barcarena/PA, cofundadora da Rede ODS Brasil, formalizou sua candidatura a HUB de Resiliência da iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030).


A Rede ODS Brasil é membro da iniciativa, promovida por UNDRR, que oferece gratuitamente às cidades acesso a ferramentas que guiam os passos a serem dados pelas cidades para construírem suas estratégias de resiliência baseadas no Marco de Sendai. Também oferece um espaço para troca de conhecimentos e boas práticas entre cidades do mundo todo.




Esta ação contribui com diversos ODS, em especial com as metas:

11.b Aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos adotando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, o gerenciamento holístico do risco de desastres em todos os níveis

16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis

17.14 Aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável



bottom of page