PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

O que é a Rede ODS Brasil?

Uma coalizão de instituições que têm como interesse comum a institucionalização da Agenda 2030.

 

Quem pode participar da Rede ODS Brasil?

Instituições do Poder Público (Executivo, Legislativo, Judiciário, Órgãos de Controle Externo) em suas três esferas (Federal, Estadual, Municipal); atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – SNCTI; Organizações da Sociedade Civil que não prestem serviço de consultoria.

 

Como participar da Rede ODS Brasil?

A instituição deve enviar para redeodsbrasil@gmail.com sua manifestação de interesse em participar da coalizão. Em seguida, será agendada uma reunião online para alinhamento de expectativas de ambas as partes. Caso haja o consenso entre as partes, a instituição formaliza sua adesão à coalizão.

 

O que a Rede ODS Brasil oferece a seus membros?

Um espaço para troca de experiências e estabelecimento de parcerias para a realização de atividades colaborativas que contribuam com a democratização, defesa e localização da Agenda 2030. Além de visibilidade às ações desenvolvidas por cada membro para institucionalizar a Agenda 2030.

 

O que é necessário para formalizar a adesão à coalizão?

  • Enviar Termo de Adesão em papel timbrado da instituição.

  • Relatar como a instituição está incorporando a Agenda 2030.

  • Informar como a instituição irá contribuir com as atividades colaborativas da Rede.

  • Enviar logo e texto com breve apresentação da instituição para seu perfil no site da Rede.

O que ocorre após a formalização da adesão?

A instituição passa a fazer parte do Grupo de Trabalho de seu segmento (Poder Público, SNCTI, OSC). Considerando que a participação é institucional, não há limite de representantes da instituição nos Grupos de Trabalho por segmento e temáticos.

A Rede ODS Brasil incentiva toda instituição membro a assumir o protagonismo em sua(s) área(s) de interesse sendo ponto focal de um Grupo de Trabalho e/ou ação.

Caso a instituição não participe ativamente das atividades e/ou não respeite as diretrizes e a governança da Rede ODS Brasil, ela será automaticamente desligada da coalizão.

 

O que é uma atividade colaborativa da Rede ODS Brasil?

Toda e qualquer atividade que foi idealizada, planejada e implementada a partir do estabelecimento de parceria entre mais de uma instituição membro da coalizão.

 

Como ocorre a comunicação institucional?

Considerando que o processo de adesão à coalizão é dinâmico, a Rede ODS Brasil utiliza ferramentas online que permitem acesso ao histórico de informações e documentos, como Google Groups e Trello.