• Patrícia M. Menezes

Impactos Ambientais emergentes na Amazônia


O tema do segundo webinar preparatório para a Oficina Região Norte - Década do Oceano foi Impactos Ambientais emergentes na Amazônia.


Para democratizar este tema a Rede ODS Brasil convidou José Eduardo Martinelli Filho e Natali Piccolo.


José Eduardo abordou como o mal uso do solo e o desmatamento impactam o oceano ao ocasionar a proliferação de microalgas que aumentam a acidificação do oceano.


E Natali abordou a Amazônia Azul, o impacto da pesca industrial sobre a biodiversidade marinha da costa norte do país e as potencialidades da pesca artesanal.


A moderação foi feita por Rodolpho Zahluth Bastos. O webinar foi gravado e pode ser assistido no Youtube.



SOBRE A SÉRIE DE WEBINAR

A série de webinar tem como objetivos dar visibilidade às especificidades da Região Norte e divulgar a Oficina que irá colher as contribuições dessa Região para o Plano Nacional de Implementação da Década do Oceano.

A série é promovida por Rede ODS Brasil, Rare e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS). E tem o apoio institucional do GT Agenda 2030.



SOBRE OS PARTICIPANTES

  • José Eduardo Martinelli - Professor na Universidade Federal do Pará

Biólogo com doutorado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Implementou o Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB-UFPA). Coordenou projetos de pesquisa e extensão sobre ecologia aquática e impactos ambientais marinhos. É membro de grupos de trabalho como o IOC/SC-IOCARIBE / Sargassum & Oil Spills e o Comitê Técnico de Gerenciamento Costeiro do Pará.

  • Natali Picollo - Gerente Senior do Programa Pesca para Sempre na Rare Brasil

Mestre em Pesca e Aquicultura. Especialista em Gestão Pública.

  • Rodolpho Zahluth Bastos - Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado e Doutorado em Geopolítica pela Université Paris 8 - Instituto Francês de Geopolítica (IFG/Paris 8). É professor adjunto do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA). Coordenador do PPGEDAM/NUMA/UFPA (08/2017 - 01/2019). Professor visitante da Université Paris 13 - CERAL (2018). Membro associado do Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales (LC2S/Université des Antilles). Co-coordenador da Rede Junction Amazonian Biodiversity Units Research Networking Program (JAMBU-RNP) e do Grupo de Pesquisa Biodiversidade, Território e Sociedade na Amazônia (BEST Amazônia). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ocupante da cadeira número 55 - José Coutinho de Oliveira.

0 visualização

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg