
Patrícia M. Menezes
Série de webinários preparatórios para a Oficina Região Norte - Década do Oceano

De 02 de julho à 20 de agosto, a Rede ODS Brasil - em parceria com a Rare e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará - irá promover uma série de webinários preparatórios para a Oficina Região Norte - Década do Oceano.
A Oficina faz parte de uma programação composta por sete eventos virtuais que irão contribuir com a elaboração do Plano Nacional de implementação da Década do Oceano no Brasil.
Serão dois seminários nacionais e cinco oficinas subnacionais. O Comitê de Organização dos eventos é composto por Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Marinha do Brasil; UNESCO; UNIFESP; Fundação Grupo Boticário e Rede ODS Brasil.
A Oficina Região Norte terá o apoio institucional da Rare e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará.
Os webinários preparatórios almejam fomentar o debate sobre as especificidades da Região e serão transmitidos ao vivo no Youtube - Canal Rare Brasil.
Programação
02/07 - Vulnerabilidade, erosão e adaptação das cidades costeiras brasileiras às emergências climáticas
Painelistas
Dieter Muhue Pesquisador do projeto de monitoramento do impacto dos rejeitos de minério na zona costeira sob influência do Rio Doce (RENOVA) junto ao Programa de Pós Graduação em Oceanografia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo
Marcelo Moreno Diretor de Licenciamento Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará
Moderadora
Patrícia Menezes Cofundadora da Rede ODS Brasil. Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará
09/07 - Impactos ambientais emergentes na Amazônia
Painelistas
José Eduardo Martinelli Filho Professor da Universidade Federal do Pará
Natali Piccolo Gerente Sênior do Programa Pesca para Sempre na Rare Brasil
Moderador
Rodolpho Zahluth Bastos Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará
16/07 - A importância social e ecológica dos manguezais amazônicos
Painelistas
Josinaldo Reis do Nascimento (Tio Bill) Professor de Extensão Pesqueira no Instituto Federal do Pará - Campus Bragança
Marcus Fernandes Professor Titular da Universidade Federal do Pará - Campus Bragança
Moderadora
Mayra Nascimento Analista de Monitoramento e Avaliação na Rare Brasil
23/7 - Reservas Extrativistas Marinhas na Amazônia
Painelistas
Fábio Oti Chefe da base avançada do ICMBio em Belém
Sandra Gonçalves Coordenadora de Finanças da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CONFREM)
Moderador
Otávio do Canto Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA)
30/07 - Educação Ambiental para comunidades costeiras amazônicas
Painelistas
Márcia Pimentel Professora da Universidade Federal do Pará
Maura Sousa Cofundadora do Instituto Bicho D'água
Moderadora
Natali Piccolo Gerente Sênior do Programa Pesca para Sempre na Rare Brasil
06/08 - Inclusão financeira para comunidades costeiras amazônicas
Painelistas
Alexandre Damasceno Professor Assistente da Universidade Federal do Pará
Jonas Batista Coordenador de Inclusão Financeira na Rare Brasil
Moderadora
Simone Madalosso Analista em Governança e Desenvolvimento na Rare Brasil
14/08 - Parceria e lacunas na pesquisa – tropeços que impulsionaram o protocolo de manejo do caranguejo-uçá
Painelistas
Denis Domingues
João Lima RESEX São José da Ponta/PA
Patrick Passos Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (SEJUDH)
Moderadora
Mayra Nascimento Analista de Monitoramento e Avaliação na Rare Brasil
21/08 - Uma floresta para chamar de sua: o valor do manguezal
Painelistas
Patrícia Farias Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CONFREM) - RESEX Soure/PA
Patrick Passos Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (SEJUDH)
Willian Fernandes Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (CEPNOR/ICMBIO)
Moderadora
Bruna Martins Rare Brasil