top of page
Foto do escritornelsemas

Avanços legislativos em busca da igualdade de gênero na advocacia

Oficialmente, o Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto. Contudo, para evidenciar o papel da mulher advogada na administração da justiça, e porque não dizer, a luta para garantir sua participação e o devido respeito no cenário jurídico, tem-se comemorado, simbolicamente, no dia 15 de dezembro o “Dia da Advogada”.


“A luta feminina para ocupar o devido espaço na sociedade não é de hoje. Tem-se notícia de que em Roma surgiu a primeira advogada, cujo nome era Carfânia, sendo ela uma apaixonada por seu trabalho. A veemência que ela imprimia às causas que defendia, contudo, não a Tornavam bem-vista pelos juristas da época. Da Roma antiga para as terras tupiniquins. Em 1902 foi diplomada a primeira advogada brasileira.” (Alice Sampaio)


As mulheres vêm ocupando cada vez mais o espaço jurídico. Um dos mais marcantes foi a nomeação da Ministra Ellhen Grace para o cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal. Além disto, pesquisas apontam que as mulheres já ocupam mais de 50% das vagas de Direito nas universidades brasileiras, por outro lado, sua participação nos cargos de direção ainda é menor, o que demonstra que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as desigualdades enfrentadas pelas mulheres sejam superadas.


Assim, para reforçarmos os avanços legislativos em busca da igualdade de gênero na advocacia, destacamos as seguintes normas:


• LEI Nº 13.363, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2016 - Altera a Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, e a Lei n o 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), para estipular direitos e garantias para a advogada gestante, lactante, adotante ou que der à luz e para o advogado que se tornar pai;


• PROVIMENTO DA OAB Nº 164, DE 21 DE SETEMBRO DE 2015 – Cria o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada e dá outras providências.


Estas e outras legislações municipais, estaduais e federais asseguram o cumprimento do ODS 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


Este conteúdo foi produzido pelo Núcleo de Estudos Legislativos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, com o objetivo de colaborar com a Campanha Ficha Limpa da Agenda 2030, promovida pela Rede ODS Brasil.



Para saber mais visite os nossos canais de informação:

Site da SEMAS/PA: https://www.semas.pa.gov.br/

Acesse o Portal Legislativo da SEMAS/PA: https://www.semas.pa.gov.br/legislacao/

Acesse o Canal no Telegram: https://t.me/nelsemas


[...] Tudo nos faltará: talento, eloquência, e até erudição, mas nunca o sentimento de justiça; por isso, é de esperar que a intervenção da mulher no foro seja benéfica e moralizadora, em vez de prejudicial como pensam os portadores de antigos preconceitos. (O País, Rio de Janeiro, p. 2, 30 set. 1899) – Myrthes Campos, Primeira Advogada do Brasil.


Comentários


bottom of page