• Patrícia M. Menezes

Vulnerabilidade, erosão e adaptação das cidades costeiras às emergências climáticas

Atualizado: Jul 5


O tema do primeiro webinar preparatório para a Oficina Região Norte - Década do Oceano foi Vulnerabilidade, erosão e adaptação das cidades costeiras às emergências climáticas.


Para democratizar este tema a Rede ODS Brasil convidou Dieter Muehe e Marcelo Moreno.


Dieter apresentou um panorama geral sobre o tema, com exemplos de danos à cidades de diversos países, causados pelas emergências climáticas. E como cidades e países estão se adaptando a esses fenômenos naturais cada vez mais frequentes e intensos.


Marcelo apresentou exemplos dos impactos e danos causados por esses fenômenos no estado do Pará.


A moderação foi feita por Patrícia Menezes que fez a correlação do tema com os ODS e o Marco de Sendai. O webinar foi gravado e pode ser assistido no Youtube.


SOBRE A SÉRIE DE WEBINAR

A série de webinar tem como objetivos dar visibilidade às especificidades da Região Norte e divulgar a Oficina que irá colher as contribuições dessa Região para o Plano Nacional de Implementação da Década do Oceano.

A série é promovida por Rede ODS Brasil, Rare e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS). E tem o apoio institucional do GT Agenda 2030.


SOBRE OS PARTICIPANTES

  • Dieter Muehe

É geógrafo, Doutor em Ciências da Natureza pela Universidade de Kiel, Alemanha e Professor Titular aposentado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa atualmente do projeto de monitoramento do impacto dos rejeitos de minério na zona costeira sob influência do Rio Doce, ES, (RENOVA), junto ao Programa de Pós Graduação em Oceanografia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Marcelo Moreno

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1999) e Mestrado em Geologia e Geoquímica na Subárea Geologia Marinha e Sedimentologia pela Universidade Federal do Pará (2001) e está cursando, desde o ano de 2019, Doutorado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Pará. É Professor Adjunto III do Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos, Coordenador do Laboratório de Geologia de Ambientes Aquáticos da Universidade Federal Rural da Amazônia e Membro Titular da Academia Paraense de Ciências na Seção de Ciências Geológicas. Atualmente exerce o cargo de Diretor na Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (SAGRA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS-PA). Atua na área de Ciências da Terra, com ênfase nos seguintes temas: Geologia Ambiental, Geologia Costeira, Morfodinâmica de Praias Arenosas, Oceanografia, Limnologia, Qualidade das Águas e Gestão Territorial.

  • Patrícia Menezes - Cofundadora da Rede ODS Brasil

Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará.

0 visualização

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg