top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Regional South Atlantic Workshop for the UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development

De 25 a 27 de novembro ocorreu o Workshop Regional do Atlântico Sul para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), no Rio de Janeiro/RJ, promovido por Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (IOC-UNESCO, em inglês), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Marinha do Brasil.


O evento faz parte de uma série mundial de reuniões regionais de consulta, nas quais as partes interessadas terão a oportunidade de envolver e consultar a comunidade oceânica sobre o plano de implementação da Década e, mais particularmente, avaliar o status de pesquisa regional sobre o oceano no que diz respeito aos requisitos de políticas.


Os workshops regionais terão como objetivo definir prioridades em pesquisa e/ou desenvolvimento e treinamento de capacidades que possam ser promovidas durante a Década e identificará possíveis contribuições das partes interessadas regionais. Para isso, os debates têm como foco sete temas: 1. Um oceano limpo, 2. Um Oceano saudável e resiliente, 3. Um oceano previsível, 4. Um oceano seguro, 5. Um Oceano produtivo sustentável, 6. Um Oceano transparente e acessível, 7. Estratégias de Comunicação sobre a relevância dos oceanos: um oceano valorizado por todos.


A cofundadora da Rede ODS Brasil, Patrícia Menezes, foi convidada pelo MCTIC a participar do evento como relatora para alinhar o relatório final aos ODS.


bottom of page