top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Rede ODS Brasil planeja suas ações para 2024


O 8° Encontro Nacional da Rede ODS Brasil ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, em Brasília.


No dia 06, André Leão, Reitor Interino do Centro Universitário do Distrito Federal e anfitrião do evento, abriu o Encontro dando boas-vindas e destacando a importância do UDF integrar a Rede.

Patrícia Menezes, Cofundadora da Rede ODS Brasil, deu as boas-vindas em nome da coalizão. Na sequência teve início o Painel 'Agenda 2030: panorama nacional e internacional'. Ieva Lazareviciute - Assessora de Cooperação Descentralizada e ODS do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fez uma breve contextualização sobre a Agenda 2030, o papel do PNUD em sua implementação e a parceria da instituição com a Rede ODS Brasil desde sua fundação, em 2015. Patrícia Menezes fez um resgate histórico desde os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até o momento, destacando o que foi construído pelo Governo Federal até 2016 e o que foi desconstruído até 2022, para que então Thiago Galvão, Assessor Técnico da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, relatasse o que o Governo Federal tem feito desde janeiro para reconstruir a Agenda no país. Sônia da Costa, Diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) relatou o que o Ministério tem feito em relação a Agenda e então Patrícia abriu a palavra para a plateia.


Após o encerramento do painel, teve início a exposição de pôsteres sobre a Institucionalização da Agenda 2030, que promoveu o compartilhamento de boas práticas e experiências entre o público do evento.


A tarde as instituições participantes do Encontro se dividiram em Grupos de Trabalho por segmento para planejar suas ações para 2024.


O GT Poder Público foi composto por: Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba; Governos dos Estados de Goiás e do Pará; Prefeituras de Barcarena/PA, Bragança/PA, Caucaia/CE, Francisco Morato/SP, Igarapava/SP, Magalhães Barata/ PA, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Santarém Novo/PA; Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).


O GT Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi composto por: Centro Universitário do Distrito Federal (UDF); Instituto Federal Farroupilha - Santa Maria/RS (IFFAR); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério de Esporte; Prefeitura de Caucaia / CE; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / Programa Maré de Ciência; Universidade Federal do Pará (UFPA) / Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


O GT Organizações da Sociedade Civil foi composto por: Arquitetos pela Moradia; Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Pará (AFEAG/PA); Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Pará; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Fórum Nacional de Economia Solidária; MOVSOCIAL/PB; Observatório Metropolitano ODS (METRODS); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF); Rede Pintadas/BA; Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.


No dia 07 Antônio da Costa e Silva Neto, Chefe da Assessoria Internacional do Ministério das Cidades, deu continuidade ao Painel 'Agenda 2030: panorama nacional e internacional' relatando como o Governo Brasileiro retomou o protagonismo nos debates internacionais e como o Ministério planeja atuar com a Agenda 2030, dentro e fora do Brasil.


Na sequência, os Grupos de Trabalho apresentaram uma síntese do que planejaram no dia anterior.


O Encontro foi encerrado com sorteio de brindes.


Após o almoço ocorreu o deslocamento para o IV Encontro Nacional de Municípios. O evento teve a participação do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, e painéis com diversas autoridades. Patrícia Menezes, representando a Rede ODS Brasil, participou do painel 'Por um Brasil mais sustentável' e apresentou uma síntese dos principais tópicos debatidos durante o Encontro da Rede.


Esta ação contribui com diversos ODS, em especial com a meta:

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

bottom of page