• Patrícia M. Menezes

Oceano seguro e monitorado em benefício da sociedade




O tema do quarto webinar da série Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável está relacionado aos desafios riscos relacionados ao oceano, sistemas de observação do oceano e representação digital do oceano. E aos resultados oceano seguro, oceano previsível, oceano acessível.


Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.



Painelistas

  • Carlos Eduardo Villaça – Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Bacharel em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade do Rio Grande. Consultor de Suply, Serviços e Comercial. Atuou como Coordenador do Projeto de Melhoria de Pescarias no Sindicato da Industria de Pesca e Frio do Estado do Ceará (2012-2020). Diretor Técnico do Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (2016-2020). Líder do MasterPlan – Rotas Estratégicas para Economia do Mar na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (2018-2020). Membro representante do Setor Industrial Pesqueiro na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (2019-2020). Diretor do Departamento de Registro de Monitoramento na Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2020-2021). Atualmente é Diretor do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Pesca na SAP/MAPA.

  • CMG (RM1) Frederico Antonio Saraiva Nogueira – Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) / Marinha do Brasil

Capitão de Mar e Guerra da reserva da Marinha do Brasil, especializado em Hidrografia pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), e mestre em Oceanografia Física pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Serviu à Marinha por um período contínuo de 32 anos, dos quais 12 anos embarcado em navios oceanográficos onde exerceu todas as funções possíveis para um oficial do corpo da armada, incluindo Comandante, Imediato e Encarregado de Divisão de Oceanografia. Comandou por 1 ano e 5 meses o Navio Oceanográfico Almirante Câmara (H 41). Comandou por dois anos e dois meses o Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo). Atualmente serve na DHN, como Assessor Institucional para assunto afetos à COI e OMM. Vice-Presidente da COI/UNESCO para a América Latina e Caribe a partir de 04 de julho de 2019. É membro do Comitê de Assessoramento para Gestão da Década do Oceano no Brasil, representando a Marinha.


Moderador

  • Álvaro Prata – Academia Brasileira de Ciências

Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Foi reitor da UFSC de maio de 2008 a maio de 2012 e de 2012 a 2018 integrou o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações onde ocupou os cargos de Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, e Secretário Executivo. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia.