• Patrícia M. Menezes

Oceano saudável e seus impactos para a sociedade - Região Norte


O tema do segundo webinar da série Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável - Região Norte está relacionado aos desafios poluentes e ecossistemas. E aos resultados esperados oceano limpo, oceano saudável e resiliente.


A série é promovida por Rede ODS Brasil, Rare, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará. Com apoio de The Climate Reality Project Brasil.


Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.


Painelistas

  • Fabiano Thompson - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Oceanólogo, PhD em Bioquímica pela Universidade Ghent (Bélgica), Professor da UFRJ, Coordenador da Rede Nacional de Biotecnologia Marinha - BIOTECMAR, pesquisador de produtividade do CNPQ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências - ABC.

  • Norbert Fenzl - Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Viena, (Áustria) (1971), doutorado em Hidrogeologia e Gestão de Recursos Hídricos- pela Universidade de Viena (1975) e pós-doutorado (Ciências Ambientais) pela Universidade Técnica de Viena (1993). Atualmente é pesquisador e professor Titular da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). Foi Coordenador de vários Projetos Internacionais como o projeto GEF Amazonas Gestão Integrada Recursos Hídricos da Bacia Amazônica, Consultor do Programa CORDIS (Community Research Development Information Service) da União Europeia. Tem experiência na área de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Amazônia, Meio Ambiente, Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar e Teoria de Sistemas Complexos.


Moderadora

  • Patrícia Menezes - Rede ODS Brasil

Psicóloga pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Com Especializações em Administração Pública e Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); História, Sociedade e Cidadania pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Cursando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB). Servidora da Prefeitura de Barcarena/PA. Atualmente cedida para o Governo do Estado do Pará. Co-fundadora da Rede ODS Brasil. É membro do Comitê de Assessoramento para Gestão da Década do Oceano no Brasil, representando a Rede ODS Brasil.