• Patrícia M. Menezes

Oceano saudável e seu impacto para a sociedade



O tema do segundo webinar da série Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável está relacionado aos desafios poluentes e ecossistemas. E aos resultados esperados: oceano limpo; oceano saudável e resiliente.


Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.






Painelistas

  • Jailson Andrade – Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Professor Titular e Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário SENAI-CIMATEC. É pesquisador do CNPq desde 1988, atualmente está no nível 1A. É Licenciado e Bacharel em Química (UFBA), Mestre em Ciências (UFBA), Doutor em Ciências em Química Analítica e Inorgânica (PUC-RJ), realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no Brookhaven National Laboratory (NY-USA), foi pesquisador visitante no Desert Research Institute (NV-USA) e foi Secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC (2015-2017). Foi Coordenador da Área Interdisciplinar da CAPES (2018) e Coordenador do CA-QUI e Membro do CD-CNPq. É Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau Comendador (1998) e foi promovido a Grã Cruz (em 2009). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (Vice-Presidente Regional NE&ES 2019-2022). Presidente da Academia de Ciências da Bahia e Fellow da Royal Society of Chemistry (2014). É Professor Titular da UFBA aposentado, mas continua atuando na UFBA no âmbito do PROPAP e Coordenando o Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm-UFBA). É membro do Comitê de Assessoramento para Gestão da Década do Oceano no Brasil, representando a ABC.

  • José Eduardo Martinelli – Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui bacharelado (2004) e licenciatura (2006) em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP. Concluiu mestrado (2007) e doutorado (2013) no Instituto Oceanográfico da USP. Foi professor substituto na UNESP campus São Vicente (2008) e professor assistente na Universidade Federal do Pará (UFPA) a partir de 2009. Atualmente é professor adjunto IV no Instituto de Geociências da UFPA em Belém. Tem experiência na área de Oceanografia Biológica, Biologia Marinha, Limnologia, Ciências Ambientais e Impactos Ambientais. Atua principalmente nos seguintes temas: planctologia, sistemas pelágicos, impactos ambientais em ecossistemas aquáticos, poluição e contaminação por plásticos e microplásticos e monitoramento ambiental. É membro de grupos de trabalho nacionais e internacionais relacionados ao ambiente marinho (SEMAS - PA, IOC/UNESCO, rede ODS). Orientador de mestrado: Programa de pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), pós-graduação em Oceanografia (PPGOC) e Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB), polo UFPA.


Moderador

  • Sávio Raeder – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Geógrafo formado pela UFRJ com Especializações em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas) e em Políticas de Solo Urbano na América Latina (Lincoln Institute of Land Policy). Desde 2010 atua como Analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Desde 2015 exerce a função de Diretor de Ciências da Natureza. Áreas de atuação: Fortalecimento do Sistema Nacional de CT&I, Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, Formulação de Políticas nos temas Clima, Biodiversidade, Oceano e Cidades Sustentáveis.