• Patrícia M. Menezes

Oceano produtivo para garantir a segurança alimentar e nutricional e a economia local - Norte

Atualizado: Out 23


O tema do terceiro webinar da série Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável - Região Norte está relacionado aos desafios alimentos do oceano e economia oceânica. E ao resultado esperado oceano produtivo.


A série é promovida por Rede ODS Brasil, Rare, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará. Com apoio de The Climate Reality Project Brasil.


Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.


Painelistas

  • Paulo Sérgio de Souza Nascimento (Paulo Melqui) – Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará (SEASTER)

Matemático pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Geografo em formação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Pós-graduado em docência no Ensino Superior. Mestrando em Gestão e Políticas Públicas. Agente de Economia Solidária do CONSAD ARARAI (2007 e 2008). Assessor de planejamento da Prefeitura Municipal de Soure (2009 a 2012). Secretário de Habitação do Município de Soure (2013 a 2016). Coordenou a maior feira agropecuária do Marajó – Marajó Búfalo Fest (2013, 2014, 2015). Coordenador da Inclusão Produtiva da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional na SEASTER (2019 e 2020). Atualmente Assessor Especial do Gabinete da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (SEASTER). Membro do Grupo de Trabalho para realização do Fórum Mundial de Bioeconomia.

  • Sandro Jose Lopes Pinheiro – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER)

Engenheiro Agrônomo, atualmente desenvolve trabalho como Extensionista Rural na região do território do Marajó há mais de 10 anos com destaque para o público extrativista e seu produtos da sociobiodiversidade.


Moderadora

  • Maura Sousa – Rare

Oceanógrafa, com Doutorado em Biologia Ambiental (Recursos biológicos da Zona Costeira Amazônica) pela Universidade Federal do Pará - com período sanduiche de um ano na USGS (U.S. Geological Survey, Flórida, EUA). Atuou por dez anos como pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia, vinculado ao Museu Paraense Emílio Goeldi (GEMAM/MPEG). É Presidente e co-fundadora da ONG Instituto Bicho D'água: Conservação Socioambiental (IBD), que tem objetivo com a conservação socioambiental dos recursos costeiros na Amazônia, é também colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (LAPMAR) da UFPA, onde já coordenou a equipe de megafauna. Com mais de uma década de atuação na conservação na Amazônia costeira, atuando em diferentes públicos e métodos, hoje é Gerente de implementação da Rare Brasil, por meio de uma parceria com IBD.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo