
Patrícia M. Menezes
Oceano produtivo para assegurar a segurança alimentar e nutricional e fortalecer a economia local

O tema do terceiro webinar da série Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável está relacionado aos desafios alimentos do oceano e economia oceânica. E ao resultado esperado oceano produtivo.
Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.
Painelistas
Alexander Turra – Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano / USP
Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. É membro do Comitê de Assessoramento para Gestão da Década do Oceano no Brasil, representando a Cátedra UNESCO.
Enrico Marone Batista – Rare Brasil
Enrico Marone, oceanólogo com 20 anos de experiência em projetos conservação no setor costeiro e marinho, já trabalhou junto a instituições como Instituto Baleia Jubarte, Instituto BioAtlântica, SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional, FAO, MPA e National Geographic Brasil. Hoje atua como gerente de comunicação e marketing da Associação Rare do Brasil, organização que vem implementando o programa Pesca para Sempre em Áreas Marinhas Protegidas ao longo da costa brasileira. Tem experiência com unidades de conservação marinhas e biodiversidade, corredores ecológicos e gestão participativa da pesca de pequena escala. Trabalha também como fotógrafo e documentarista, produzindo imagens, artigos, livros e webséries sobre conservação e iniciativas socioambientais no Brasil e no mundo. É membro do Comitê de Assessoramento para Gestão da Década do Oceano no Brasil, representando a Rare.
Moderador
Ademilson Zamboni – Oceana
Ademilson Zamboni é oceanólogo, Mestre e Doutor em Engenharia pela USP. De 1995 a 2000 foi professor e pesquisador em poluição marinha na Universidade Federal do Rio Grande. Em 2001, no Ministério do Meio Ambiente ocupou cargo no Programa Nacional de Gestão Costeira e Marinha. No Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Zamboni foi coordenador da Câmara Técnica de Integração de Bacias Hidrográficas e Zona Costeira. De 2008 até 2017, foi Coordenador de Articulação Institucional e um dos diretores do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e desde 2018 é Diretor-Geral da Oceana no Brasil, a maior organização não governamental, sem fins lucrativos, exclusivamente dedicada à proteção dos oceanos.