top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Educação Ambiental: dialogando para a sustentabilidade da Zona Costeira Paraense


A série de eventos online Educação Ambiental: dialogando para a sustentabilidade da Zona Costeira Paraense será realizada de 17 de março a 1 de julho.


Os Diálogos, destinados às Secretarias Municipais de Meio Ambiente, têm como objetivo disseminar conhecimento sobre Educação Ambiental e Alfabetização Climática para os 47 municípios costeiros paraenses, destacando a relação com a Agenda 2030, a Década do Oceano e a Década da Restauração dos Ecossistemas.


A ação promovida por Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará em parceria com Rare e Rede ODS Brasil atende a Política Estadual de Mudanças Climáticas e a Política Estadual de Gerenciamento Costeiro, ambas aprovadas em 2020.


A Zona Costeira paraense é dividida em cinco setores. Para a série de Diálogos foram identificados alguns desafios para a Gestão Ambiental Municipal por setor.



PROGRAMAÇÃO


17/03 - Gestão de Resíduos Sólidos

Setor 3 (Continental Estuarino)

Abaetetuba, Barcarena, Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará, Inhangapi e Castanhal.


15/04 - Gestão de Resíduos Sólidos

Setor 1 (Marajó Ocidental)

Afuá, Breves, Anajás, Chaves, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Melgaço, Portel, Bagre, Oeiras do Pará e Gurupá.


13/05 - Gestão de Resíduos Sólidos, turismo desordenado e exploração de manguezais

Setor 2 (Marajó Oriental)

Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Muaná.


16/06 - Gestão de Resíduos Sólidos e exploração de manguezais

Setor 4 (Flúvio-Marítimo)

Colares, Vigia, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São João da Ponta, Curuçá, Terra Alta, Marapanim, Magalhães Barata e Maracanã.


01/07 - Gestão de Resíduos Sólidos e exploração de manguezais

Setor 5 (Costa Atlântica Paraense)

Santarém Novo, Salinópolis, São João de Pirabas, Primavera, Quatipuru, Capanema, Tracuateua, Bragança, Augusto Corrêa e Viseu.


Esta ação contribui com diversos ODS, em especial com a meta:

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

Comments


bottom of page