• Patrícia M. Menezes

Desafio Árvores nas Cidades

Atualizado: Jun 3



Lançado na Cúpula de Ação Climática da ONU, em 2019, o Desafio Árvores nas Cidades é uma campanha global promovida pela UNECE para localizar as ações tomadas para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade e resiliência urbana.


A Rede ODS Brasil apoia esta campanha e incentiva Prefeitos e Prefeitas a participarem do Desafio, que trará inúmeros benefícios para as cidades, como: melhor qualidade do ar, aumento da biodiversidade e redução das ilhas de calor.




COMO FUNCIONA?


Prefeitos e Prefeitas do mundo todo podem aderir voluntariamente ao desafio. Para isso, assinam uma carta se comprometendo a cumprir duas metas relacionadas a plantio de árvores em áreas urbanas.


A cidade tem total autonomia para definir suas metas, que devem seguir algumas orientações como: plantar espécies nativas.


Os resultados atingidos pelas cidades são divulgados no site da UNECE, que inclui um “medidor de árvores” mostrando o número de árvores plantadas e indicando benefícios econômicos, sociais e ambientais mensuráveis para a cidade.



A Prefeitura de Barcarena/PA foi a primeira (e até o momento a única) do Brasil a aderir ao Desafio, em novembro de 2019. A meta plantar mil árvores até o fim de 2020 foi cumprida no prazo.


De janeiro a maio de 2021 já foram plantadas mais mil árvores e o calendário de plantio não tem data para acabar. Isto porque, como a cobertura vegetal nas áreas urbanas é muito baixa, a Prefeitura decidiu tornar o plantio uma ação contínua, até que os bairros atinjam os percentuais adequados para melhorar a qualidade de vida da população.


A meta elaborar um Plano de Arborização Urbana está em andamento. O Plano já foi elaborado e encaminhado para a Câmara Municipal.