• Patrícia M. Menezes

Cultura Oceânica para adaptação e mitigação aos impactos das Mudanças Climáticas

Atualizado: há 3 dias



O tema do primeiro webinar da série Rumo ao oceano que queremos e precisamos para alcançar o desenvolvimento sustentável está relacionado aos desafios entendimento do clima no oceano, capacitação sobre o oceano, mudança de comportamento em relação ao oceano. E ao resultado esperado oceano conhecido e valorizado por todos.


Assista no Canal Youtube Rede ODS Brasil.





Painelistas

  • Germana Barata – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pesquisadora e jornalista científica do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atual coordenadora da Especialização em Jornalismo Científico da UNICAMP. É bolsista produtividade CNPq. Faz parte da atual diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), do Conselho Científico da Rede Internacional Public Communication of Science and Technology (PCST) e é membro do Comitê de Assessoramento para Gestão da Década do Oceano no Brasil, com enfoque nos desafios da divulgação científica.

  • Sérgio Besserman – The Climate Reality Project Brasil

Professor do Departamento de Economia da PUC-RJ – desde 1982 – é Coordenador Estratégico do Climate Reality Project seção Brasil e Curador de Clima e sustentabilidade do Museu do Amanhã. O economista e ecologista carioca estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Harvard University. É membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações não governamentais como o WWF, a CI, a Fundação Roberto Marinho, o FUNBIO, o Conselho do Museu do Amanhã, Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da EMERJ, Conselho Consultivo do Censo Demográfico do IBGE, presidência do Conselho da SDSN Brasil e diversas outras. Ingressou nos quadros do BNDES ao obter o Premio BNDES para dissertações de mestrado em 1987 e lá fez carreira de executivo, tendo exercido a Diretoria de Planejamento entre 1996 e 1999. Foi presidente do IBGE 1999/2003 e do Instituto Pereira Passos 2005/2008. Foi Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2008 à 2016. Em 2010, foi designado pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para presidir o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20 e em 2014, para o assessoramento do Prefeito no exercício  da Presidência do C40. Foi presidente do Instituto de pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro de 2016 à 2020. Ganhou Prêmio Jornalista & Cia/ HSBC na categoria Especial de Personalidade do Ano em Sustentabilidade. Ganhou, em 2013, também na categoria revista Amanhã o Prêmio "Faz a Diferença" das Organizações Globo.


Moderador

  • Fábio Eon – UNESCO

Cientista político de formação (Universidade de Brasília - UnB) e mestre em gestão de projetos (University College London - UCL). Atuou como consultor de responsabilidade social e sustentabilidade para empresas de petróleo e mineração no início dos anos 2000 e desde 2003 trabalha na UNESCO onde atualmente é coordenador dos programas de Ciências Humanas e Sociais (SHS) e Ciências Naturais (SC). É membro do Comitê de Assessoramento para Gestão da Década do Oceano no Brasil, representando a UNESCO.

A UNESCO tem atuado na implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) por meio da sua Comissão Oceanográfica Intergovernamental (UNESCO-COI) e do desenvolvimento de programas que promovam a cultura oceânica (Ocean Literacy) e a cooperação internacional no tema.