top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Agenda 2030 e Promoção da Saúde: para além do ODS 3


No dia 30 de setembro ocorrerá o webinar Agenda 2030 e Promoção da Saúde: para além do ODS 3. Como os municípios brasileiros têm promovido esta integração?


Com a participação de:

  • Antônio Hideraldo Magron - Rotary Club

  • Cláudia Pires - Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Rede ODS Brasil

  • Leandro Giatti - Universidade de São Paulo (USP)

  • Marco Akerman - Universidade de São Paulo (USP)

  • Patrícia Menezes - Prefeitura de Barcarena/PA; Rede ODS Brasil

  • Verônica Savatin Wottrich - Prefeitura de Chapadão do Céu/GO


O evento promovido pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Rede ODS Brasil tem como objetivo discutir possibilidades e contribuições que municípios brasileiros possam dar na busca da integração entre Promoção da Saúde e os ODS para além do ODS 3 que já é específico em relação aos indicadores de saúde.


Saiba mais sobre o evento.



Sobre o tema:

Em novembro de 2016, a “Agenda 2030/ODS e Promoção da Saúde” foi um exercício sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante a 9ª Conferência Global em Promoção da Saúde em Xangai, na China, com o lema “A Promoção da Saúde (PS) no Desenvolvimento Sustentável”. A área da Educação também tem tentado isso e já divulgou um Guia para integrar Educação, ODS e Sociedade.

Depois desta Conferência de Xangai, a OMS lançou a publicação "Promoção da Saúde – Guia para a implementação nacional da Agenda 2030", para ajudar os países a implementarem na prática essa integração entre Promoção da Saúde e os ODS. Esse Guia é útil, mas não leva em conta que municípios são diferentes das estruturas nacionais e, portanto, possuem especificidades que precisam ser levadas em conta na implantação da conexão entre a Promoção da Saúde e os ODS.


Esta ação contribui com diversos ODS, em especial com a meta:

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza


bottom of page