Nos dias 24 e 25, ocorreu a segunda edição do Venice City Solutions 2030. Evento anual, realizado em Veneza-Itália, que tem por objetivo lidar com os diferentes aspectos de políticas públicas necessárias à implementação da Agenda 2030 em nível local.
A iniciativa considera que o papel dos governos locais é essencial para alcançar os ODS e quer identificar instrumentos inovadores, compartilhar desafios e identificar soluções para tornar a Agenda 2030 uma realidade para todos, começando no nível local.
O evento foi co-organizado por Asociación Italiana de gobiernos locales para el Consejo de municipios y regiones de Europa (AICCRE); Ca' Foscari University of Venice; UN Action Campaign; UN-Habitat; United Cities and Local Governments (UCLG); United Nations Development Program (UNDP). Com apoio financeiro de Platforma e European Union.
A Prefeitura de Barcarena - cofundadora da Rede ODS Brasil - foi a única do país convidada a participar do evento, que este ano teve como tema “Criando cidadania: os ODS como oportunidade para todos”.
No dia 24, a Prefeitura apresentou sua experiência em institucionalização das Agendas de Desenvolvimento da ONU, durante o Painel Experiences. Também participaram do Painel as Prefeituras de Bruges-Bélgica, Cascais-Portugal, Catalunia-Espanha, Nguemelendouka-Camarões, Nicorya-Cyprus, Verona-Itália. As Regiões Italianas Emilia-Romana e Veneto. Os Governos da Itália e Madagascar. Além de AICCRE, UCLG, UN-Habitat, UNDP, Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD).
No dia 25, a Prefeitura apresentou como a democratização das Agendas de Desenvolvimento da ONU, por meio da Rede ODS Brasil, fortalece a participação e o controle social em Barcarena. O Painel Focus on open government: the SDGs as a tool to link citizens with their local authorities também teve a participação de Prefeitura de Ribera Breva - Cabo Verde; TAP Network: Transparency, Accountability and Participation for Agenda 2030; Association for fair trade - Italy.
Notícias
Comentarios