• Rede ODS Brasil

Primer Taller de Objetivos de Desarrollo Sostenible

Atualizado: Set 13


Nos dias 24 e 25, ocorreu o Primer Taller de Objetivos de Desarrollo Sostenible, em Viña del Mar – Chile.

O Workshop, realizado no âmbito da Escuela de Verano 2018, foi promovido por: Asociación Chilena de Municipalidades (AChM); Federación Latinoámericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones Municipalistas (FLACMA); United Cities and Local Governments (UCLG); United Nations Development Programme (UNDP-ART).

E teve por objetivos: compartilhar um conjunto de ferramentas de aprendizagem - desenvolvido por UCLG, UNDP-ART e ONU HABITAT; fornecer um quadro analítico, conceitual e instrumental que permita conhecimento geral da Agenda 2030. Além de compreender e vislumbrar seu uso como instrumento de gestão e políticas públicas locais, especialmente por meio de ferramentas para: a elaboração participativa de visões de desenvolvimento alinhadas com a Agenda 2030; a exploração de tendências e construção de cenários alternativos para o futuro; a realização de exercícios de antecipação para apoiar a tomada de decisões pelos governos locais dos municípios do Chile; e a formulação de linhas de ação para alcançar o futuro desejado.

Ao democratizar a Agenda 2030, qualificar gestores e técnicos municipais, fomentar a troca de experiências o Workshop contribuiu para a Localização da Agenda 2030 nos países participantes: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai.

O Brasil participou do Painel Internacional: Experiências em Localização dos ODS. Sendo representado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que apresentou o Projeto Localizando os ODS no Brasil; e pela Prefeitura de Barcarena/PA, instituição co-fundadora da Rede ODS Brasil que foi convidada pela AChM a apresentar sua experiência em Localização da Agenda 2030 e como o coletivo contribui com o engajamento de atores sociais.

Também participaram do Painel: a Bolívia, representada pela Asociación de Municipios de Bolívia; a República Dominicana, representada pela Federación Dominicana de Municipios; a Costa Rica, representada pela Unión Nacional de Gobiernos Locales (UNGL).

60 visualizações

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg