• Rede ODS Brasil

Barcarena alinha seu PPA 2018-2021 à Agenda 2030

Atualizado: Mai 12


A Prefeitura de Barcarena, instituição co-fundadora da Rede ODS Brasil, alinhou - mais uma vez - seu planejamento governamental às Agendas de Desenvolvimento da ONU.

O PPA 2018-2021 "Desenvolvimento e Sustentabilidade", dá continuidade ao processo de institucionalização das Agendas de Desenvolvimento da ONU, iniciado em 2013 com o PPA 2014-2017 "Justiça Social e Desenvolvimento". E tem como base: a Agenda 2030, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as normativas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI).

Ele foi elaborado com ampla participação em 5 Audiências Públicas realizadas de maio a junho, onde os participantes eram conscientizados sobre a importância dos 17 ODS na plenária de abertura. Em seguida, escolhiam qual dos eixos queriam debater - econômico, ambiental, social ou institucional. Cada eixo era representado por um conjunto de ODS e seus indicadores, disponíveis em banner para facilitar o alinhamento com a Agenda 2030.

Ainda em junho, a Prefeitura realizou - em parceria com: Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (ASSECOR); Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Rede ODS Brasil - uma Capacitação para os técnicos municipais responsáveis pela elaboração do PPA.

Antes de ser enviado à Câmara Municipal, o PPA foi validado em uma última Audiência Pública, realizada em julho.


Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg