top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Super Heróis Defensores da Natureza


'Super Heróis Defensores da Natureza, este foi o tema do projeto desenvolvido de 01 a 13/10 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, em Barcarena/PA, para celebrar o Dia das Crianças.

Na primeira etapa, os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram aos colegas de turma seus Super Heróis preferidos. Na segunda, eles tiveram a tarefa de criar seus próprios Super Heróis, com poderes de salvar a natureza.

Na terceira, eles apresentaram suas criações aos colegas de turma. Cada turma então escolheu o Super Herói que iria representá-la na culminância, durante a festa alusiva ao Dia das Crianças. Alguns desses Super Heróis "saíram do papel" e foram encarnados por seus criadores, como o Super José Limpão, que tem o poder recolher todos os resíduos espalhados pela Terra e dar a eles a destinação correta.

Desde 2014, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Barcarena / PA alinha seu planejamento pedagógico às Agendas de Desenvolvimento da ONU. Desta forma ela promove não apenas a educação formal, mas também a Educação Cidadã ao garantir que todas as crianças e jovens adquiram conhecimentos sobre estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global, valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, reconhecendo a política Urbana, Cultural e Ambiental como instrumento Educacional de percepção da Cidade (Meta 4.7 da Agenda 2030). Além do fomento ao esporte, por meio de Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Item 37 da Agenda 2030); da ampliação e melhoraria das instalações físicas da rede municipal de ensino (Meta 4.a da Agenda 2030) e da qualificação dos docentes (Meta 4.c da Agenda 2030), contribuindo com as Metas 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5 e 4.6 da Agenda 2030.


bottom of page