top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Crise do Capitalismo e avanço do Neoliberalismo na América Latina


No dia 03, ocorreu o Debate Crise do Capitalismo e avanço do Neoliberalismo na América Latina, em Belém/PA. Promovido pela Rede ODS Brasil, representada pelo Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela no Pará.

O Debate promoveu reflexões sobre o realinhamento Neoliberal que vem ocorrendo na América Latina, fomentado pela polarização política e pelo crescimento de movimentos conservadores. E, em alguns casos, de movimentos que defendem o militarismo.

Este realinhamento tem como objetivo reavivar uma política interna que atenda aos interesses das potências capitalistas e que foi interrompida com os mecanismos de integração regional criados pelos Governos Progressistas Latino Americanos, nos últimos 15 anos.

Para isto, fomenta a desestabilização econômica e política nos países engajados nesse processo de fortalecimento da integração regional Latino Americana - como: Venezuela (2002); Honduras (2009); Paraguai (2012) e Brasil (2015).

O Item 21 da Agenda 2030 reconhece a importância da integração econômica regional como forma de facilitar a tradução eficaz de políticas de desenvolvimento sustentável em ações concretas em nível nacional.

bottom of page