• Rede ODS Brasil

Vulnerabilidade das comunidades pesqueiras e a economia solidária como abordagem emancipatória

Atualizado: Set 13


O tema do terceiro webinar alusivo ao Dia do Oceano foi Vulnerabilidade das comunidades pesqueiras e a economia solidária como abordagem emancipatória.


Para democratizar este tema a Rede ODS Brasil convidou Alberto Cantanhede Lopes, Newton Rodrigues, Sandra Regina Pereira Gonçalves e Severino Santos.


A moderação foi feita por Jessica Wandscheer. O webinar foi gravado e pode ser assistido no Youtube.

SOBRE A SÉRIE DE WEBINAR

A série de webinar é uma iniciativa da Rede ODS Brasil, realizada em parceira com a Rare e o apoio institucional do GT Agenda 2030 e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS).

Os seminários online são transmitidos ao vivo, sempre as 17h, no Youtube - Canal Rare Brasil.


SOBRE OS PARTICIPANTES

  • Alberto Cantanhede Lopes - Coordenador Geral Substituto da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas

Pescador Artesanal. Liderança Extrativista na Área da Reserva Extrativista (RESEX) Tauá Mirim, na zona rural de São Luís, onde também é Membro da Coordenação do Conselho Gestor da RESEX. Membro do Conselho da Cidade da Ilha de São Luís.

  • Jessica Wandscheer - Coordenadora Executiva na Rare Brasil

Internacionalista e Pós-Graduada em Gestão de Negócios Socioambientais (ESCAS/USP). Trabalhou em vários setores do segundo setor, de comércio exterior à turismo experiencial e de base comunitária, fez sua transição para o terceiro setor há um ano e desde então trabalha como assistente executiva na Rare Brasil.

  • Newton Rodrigues - Extensionista na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, possui doutorado em Halieutique pela École Nationale Supérieure Agronomique de Rennes e doutorado em Aquicultura, pelo Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista. Atualmente é extensionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Integrante da Câmara Temática de Agropecuária, Pesca e Economia Solidária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.

  • Sandra Regina Pereira Gonçalves - Coordenadora de Finanças da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CONFREM)

Pescadora. Extrativista da RESEX Mãe Grande do Curuçá. Coordenadora de Finanças da CONFREM Brasil e CONFREM Estadual Pará.

  • Severino Santos - Educador Social do Conselho Pastoral da Pesca (CPP) – Nordeste 02

Trabalha com comunidades tradicionais pesqueiras. Já foi Secretário da Colônia de Pescadores de Itapissuma e da Federação dos Pescadores do Estado de Pernambuco. Também foi coordenador e articulador da Rede Mangue Mar Brasil.

17 visualizações

Parceiras Institucionais