top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Semana Global de Ação pelos ODS


A Semana Global de Ação pelos ODS é uma mobilização que ocorre durante a semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU para mostrar aos líderes mundiais que as pessoas em todo o mundo estão comprometidas, dedicadas e inspiradas a agir pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Em 2022, a Semana Global ocorre de 16 a 25 de setembro e tem como temas principais Clima, Justiça e Paz. As ações cadastradas por parceiros são disponibilizadas em um Mapa Global que demonstra a capilaridade das ações em prol dos ODS em todo o mundo.


Durante a Semana Global, são realizadas diversas campanhas para conscientizar as pessoas sobre a importância dos ODS e para ampliar o engajamento da sociedade na implementação da Agenda 2030.


A campanha Virar o Roteiro (Flip the script, em inglês) disponibiliza diversos materiais de comunicação - como cards, GIFs, filtros, cartazes - que podem ser usados por todos os parceiros para divulgar os ODS de forma dinâmica e empolgante.


A campanha Lista de Tarefas Mundiais (World's To-Do List, em inglês) é composta por 'notas adesivas' que nos lembram algumas das tarefas que devem ser concluídas para alcançarmos os 17 ODS. As 'notas adesivas' físicas e digitais são fixadas em pontos turísticos, ruas movimentadas, prédios, sites, etc, com o objetivo de chamar a atenção para as tarefas.


Ciente que as cidades são essenciais para o cumprimento da Agenda 2030, em 2022 a campanha Lista de Tarefas Mundiais tem como foco as cidades, visando amplificar as vozes de prefeitos e prefeitas do mundo todo que estão pedindo mais apoio para concluir a Lista de Tarefas.


A Rede ODS Brasil e a Prefeitura de Barcarena/PA (cofundadora da Rede ODS Brasil) são parceiras oficiais das campanhas Virar o Roteiro e Lista de Tarefas Mundiais 2022.


De 16 a 25 de setembro, a Rede ODS Brasil divulgou as campanhas em seu perfil no Instagram e a Prefeitura de Barcarena espalhou por toda a cidade 'notas adesivas' com as tarefas a serem cumpridas para alcançar os ODS.


Esta ação contribui com diversos ODS, em especial com a meta:

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

bottom of page