• Rede ODS Brasil

Qual o impacto da COVID-19 na Ciência?

Atualizado: Nov 14


Qual o impacto da COVID-19 na Ciência? Para democratizar este tema a Rede ODS Brasil convidou Marcelo Morales e Júnia Quiroga.


Marcelo apresentou as ações desenvolvidas pelo MCTIC para combater o coronavírus, como: a criação de uma rede de pesquisadores e o investimento em pesquisas que, apesar do pouco tempo, já apresentaram resultados importantes, como o sequenciamento do genoma do vírus.


Júnia Quiroga contextualizou os impactos da pandemia nos ODS, destacando as questões de gênero, direitos sexuais e reprodutivos e desigualdades sociais.

A moderação foi feita por Patrícia Menezes. O webinar foi gravado e pode ser assistido no Youtube.


SOBRE A SÉRIE DE WEBINAR

A série de webinar sobre a Agenda 2030 é uma iniciativa da Rede ODS Brasil, realizada em parceira com a Rare. E tem o apoio institucional do GT Agenda 2030 e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS).

Os seminários online são transmitidos ao vivo, sempre as 17h, no Youtube - Canal Rare Brasil.


SOBRE OS PARTICIPANTES

  • Júnia Quiroga - Representante Auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil

É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade da Califórnia em Berkeley. Ao longo de sua trajetória profissional, atuou na gestão e avaliação de políticas públicas, contemplando saúde, transferência de renda, assistência social, segurança alimentar e nutricional e ciência e tecnologia com ênfase na superação de desigualdades de gênero, raça e classe social. Servidora pública da carreira de Ciência e Tecnologia, nos últimos 15 anos atuou em diferentes pastas da Administração Pública Federal: Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

  • Marcelo Morales - Secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, com uma linha de investigação centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular. Membro do Conselho da União Internacional de Biofísica (IUPAB), desde 2009. Pós-Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ e Pós-Doutorado no The Johns Hopkins University. Ex-presidente e secretário-geral da Federação Latino-Americana de Biofísica Society (LAFeBS). Ex-presidente e atual secretário-geral da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF). Ex-coordenador do Conselho Nacional para o Controle de Experimentação Animal (atual CONCEA) do Ministério da Ciência (MCTI). Ex-presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ. Coordenador Pós-graduação Latino-Americana em Biofísica (POSLATAM). Secretário da Federação Brasileira das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). Diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq) do MCTIC.

  • Patrícia Menezes - Cofundadora da Rede ODS Brasil

Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado do Pará (SEMAS).



NOTÍCIA

https://brazil.unfpa.org/pt-br/news/impacto-da-covid-19-na-ci%C3%AAncia-%C3%A9-tema-de-webin%C3%A1rio-promovido-pela-rede-ods-brasil

18 visualizações

Parceiras Institucionais