• Rede ODS Brasil

Parceria da União Europeia para a implementação da Agenda 2030 no Brasil

Atualizado: Out 11


O tema de abertura da segunda série de webinar sobre a Agenda 2030 foi Parceria da União Européia para a implementação da Agenda 2030 no Brasil.


O evento, organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil, teve a participação de Ignacio Ybánez, Katyna Argueta, Stefan Agne, Gilberto Perre e Gilmar Dominici.


Ignacio apresentou um panorama geral sobre a atuação da União Europeia no mundo para fomentar a implementação da Agenda 2030, destacando o protagonismo dos Governos Subnacionais neste processo.


Katyna abordou os impactos da COVID-19 na implementação da Agenda 2030, ressaltando que os Governos Subnacionais tem um importante papel no cenário pós-pandemia.


Stefan apresentou exemplos de cidades que adotaram a Agenda 2030 como ferramenta de planejamento para promover o desenvolvimento local. E como a Delegação da União Europeia no Brasil está fomentando projetos vinculados às entidades municipalistas brasileiras para fortalecer a localização da Agenda 2030 nos municípios brasileiros.


Gilmar apresentou o projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Municípios e Gilberto o projeto desenvolvido pela Frente Nacional de Prefeitos, ambos financiados pela União Europeia.


A moderação foi feita por Patrícia Menezes. O webinar foi gravado e pode ser assistido no Youtube.


SOBRE A SÉRIE DE WEBINAR

A série de webinar sobre a Agenda 2030 é uma iniciativa da Rede ODS Brasil, realizada em parceira com a Rare. E tem o apoio institucional do GT Agenda 2030 e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS).


SOBRE OS PARTICIPANTES

  • Ignacio Ybáñez - Embaixador. Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil

Diplomata espanhol, foi Secretário de Estado no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do seu país, onde também ocupou o cargo de Diretor Geral de Política Externa e Assuntos Multilaterais Globais e o de Diretor Geral da África, Mediterrâneo e Meio Oriente. Além disso, foi Embaixador da Espanha na Rússia.

  • Katyna Argueta - Representante Residente do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil

De nacionalidade hondurenha, ingressou no PNUD em 2003 como assessora da Representação em Honduras; em seguida, assumiu o cargo de coordenadora de Recursos Humanos. Mais tarde, trabalhou como diretora adjunta de País no Panamá (2009-2012) e no Haiti (2013-2015). Desde 2016, atua como diretora de País do PNUD no México. Diplomata de carreira - com status de embaixadora -, trabalhou no Ministério das Relações Exteriores de Honduras como representante suplente da Missão de Honduras junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, diretora geral de política externa, chefe de gabinete do Ministro, segunda secretária da embaixada de Honduras no Reino Unido e diretora de protocolo. No setor privado, ocupou cargos de diretora de relações públicas e comunicações, gerente de planejamento corporativo e atuou como presidente de uma instituição financeira. Sra. Argueta especializou-se em gestão e administração e graduou-se na Academia Diplomática "Andres Bello", no Chile.

  • Stefan Agne - Primeiro Conselheiro. Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Chile, Uruguay e Venezuela

Doutor em Economia Agrícola pela Universidade de Göttingen na Alemanha. Trabalhou em diferentes áreas da cooperação internacional da Comissão Europeia e fez parte da equipe de negociação da União Europeia para o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas.

  • Gilmar Dominici - Coordenador do projeto Parcerias pelo Desenvolvimento Sustentável na Associação Brasileira de Municípios

Ex-Prefeito de Franca SP. Ex-Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República.

  • Gilberto Perre - Secretário-Executivo da Frente Nacional de Prefeitos

Especializou-se em gestão pública pela Universidade de Columbia e participou do International Program for Public Leaders, em Washington nos Estados Unidos. Foi coordenador-geral das quatro edições já realizadas do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.

  • Patrícia Menezes - Cofundadora da Rede ODS Brasil.

Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará.

31 visualizações

Parceiras Institucionais