• Rede ODS Brasil

Cidades Resilientes e Sustentáveis

Atualizado: Nov 14


O tema do quarto webinar alusivo ao Dia do Meio Ambiente foi Cidades Resilientes e Sustentáveis.


Para democratizar este tema a Rede ODS Brasil convidou Ana Paula Bruno, Luis Felipe Braga Kronbauer e Vitor Mihessen. A moderação foi feita por Patrícia Menezes.


Ana Paula, Luis Felipe e Vitor debateram sobre planejamento urbano integrado alinhado ao ODS 11 e a Nova Agenda Urbana a partir de perspectivas e escalas territoriais diferentes. Ana com uma escala macro, nacional; Luis Felipe e Vitor com uma escala metropolitana e municipal, a partir da perspectiva dos municípios e da sociedade civil, respectivamente.


O webinar foi gravado e pode ser assistido no Youtube.


SOBRE A SÉRIE DE WEBINAR

A série de webinar sobre a Agenda 2030 é uma iniciativa da Rede ODS Brasil, realizada em parceira com a Rare. E tem o apoio institucional do GT Agenda 2030 e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS).

Os seminários online são transmitidos ao vivo, sempre as 17h, no Youtube - Canal Rare Brasil.


SOBRE OS PARTICIPANTES

  • Ana Paula Bruno - Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana no Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional

Graduada e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, possui ampla experiência em temas de política urbana, com mais de 18 anos detrajetória no setor público, tanto em nível local como nacional. Desde 2010, é servidora pública do Governo Federal, com atuação no extinto Ministério das Cidades e, atualmente, no Ministério do Desenvolvimento Regional, seu sucessor, onde exerce a função de Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana na Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano. Tem entre suas responsabilidades a formulação e a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

  • Luis Felipe Braga Kronbauer - Diretor Jurídico e Coordenador do Setor de Cidades Sustentáveis no Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA)

Diretor jurídico do CINCATARINA e Coordenador do Setor de Cidades Sustentáveis. Pós-graduando em Direito Ambiental e Urbanístico. Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA/SC). Membro do Colegiado de Procuradores Municipais da Federação Catarinense de Municípios (CEPAM/FECAM).

  • Patrícia Menezes - Cofundadora da Rede ODS Brasil.

Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS)

  • Vitor Mihessen - Coordenador na Casa Fluminense

Nascido e criado em Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro. É economista, formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Faculdade de Direito, também da UFF. Seu tema principal de pesquisa sempre foi a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio em suas interfaces sociais e econômicas e suas relações com emprego e moradia, pautas do ODS 11, objetivo global para Cidades e Comunidades Sustentáveis. No início de sua carreira profissional passou por órgãos como o IBGE, BNDES e IPEA (Rio de Janeiro e Brasília), e estudou desenvolvimento econômico em perspectiva comparada, na Universidad de Salamanca, Espanha. Atuou por dois anos como pesquisador na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro. Desde a fundação da Casa Fluminense, em 2013, Vitor coordena a área de pesquisa e informação sendo o responsável pelas publicações da instituição. Mapas da Desigualdade, Mapa da Participação, Painel de Monitoramento, Caderno de Experiências em ODS e a Agenda Rio 2030.

16 visualizações

Parceiras Institucionais