O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) contribui com a implementação da Agenda 2030 no país, por meio de diversas ações.
A Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) e a Secretaria de Políticas Digitais (SEPOD), por exemplo, alinharam suas ações aos ODS.
Desde 2017 o MCTIC tem lançado Chamadas Públicas para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos ODS.
Em 2018, o MCTIC promoveu a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com o tema "Ciência para a redução das desigualdades" baseado no ODS 10 da Agenda 2030. O evento sede, em Brasília, teve um estande temático sobre os ODS, resultado de parceria entre o MCTIC e a Rede ODS Brasil.
Ele também promoveu - em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - o Ciclo de Painéis Ciência, Tecnologia e Inovação para a Sustentabilidade (CTI-ODS 2030). A Rede ODS Brasil foi convidada pelo MCTIC a fazer a contextualização da Agenda 2030 no 2° Painel - Mulheres na Ciência.
E lançou 12 Planos de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação que estabelecem estratégias em Agropecuária Sustentável; Antártica; Bioeconomia; Biomas Brasileiros; Biotecnologia; Clima; Ciências Humanas e Sociais; Extensão Tecnológica para Inclusão Social; Oceanos; Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia; Saúde; e Segurança Alimentar e Nutricional. Apresentando de forma explícita sua aderência às metas da Agenda 2030.
O MCTIC, representado pela SEPED, compartilha com a Rede ODS Brasil a Secretaria Executiva da Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação (CTPMI), da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS).