top of page
  • Foto do escritorPatrícia M. Menezes

Energia Renovável em pauta nas Instituições de Ensino da Paraíba


No dia 22/08/2018, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu um encontro de Instituições de Ensino do estado.

A atividade, realizada em Patos/PB, teve a participação de pesquisadores e pesquisadoras da UEPB - Campis Patos e Campina Grande; da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus João Pessoa; da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campis Pombal e Patos; e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campis João Pessoa, Princesa Isabel, Patos e Sousa.

A UEPB apresentou o projeto UniverCidades e o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA) proferiu a palestra Gestão Social das Energias Renováveis.

Em seguida, ocorreu uma reunião com os pesquisadores e as pesquisadoras para elencar um problema comum que possibilitasse a atuação conjunta de todas as instituições presentes. Na ocasião, a Rede ODS Brasil - representada pelo Campus Pombal da UFCG - apresentou a Agenda 2030, os princípios e eixos de atuação deste coletivo..

O grupo então decidiu atuar com foco no ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, visando contribuir com a elaboração de um plano participativo de energia para o estado da Paraíba.

O tema foi escolhido devido a construção rápida e destruidora promovida por equipamentos de grande porte para a Geração de Energias Renováveis (Eólica e Solar) que se alastram sem mecanismos de ajustes e condutas por parte do Estado e de acordo com os modos operantes do Capital Financeiro e Informacional contemporâneo.


bottom of page