top of page
  • Foto do escritorPatrícia M. Menezes

Perspectivas e desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil


A manhã do segundo dia do 3° Encontro Nacional da Rede ODS Brasil teve início com esclarecimentos sobre a governança da Rede ODS Brasil, especialmente sobre a dinâmica de seus Grupos Temáticos e a distinção entre instituições cadastradas, parceiras e membros da Rede ODS Brasil.

Em seguida ocorreu a culminância dos grupos de trabalho - Organizações da Sociedade Civil, Governos e Casas Legislativas, Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa - que expuseram como pretendem atuar em rede para potencializar as diversas ações já desenvolvidas no país em prol da implementação da Agenda 2030.

Os participantes então redigiram, coletivamente, a Carta de Brasília.

A tarde, a leitura da Carta marcou a abertura da Mesa de Debates: Perspectivas e desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil. Que teve como convidados: Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV).

A Mesa - moderada pela Rede ODS Brasil - refletiu sobre o conteúdo da Carta, destacando a importância do engajamento político de todos os segmentos da sociedade na defesa da Agenda 2030, tendo em vista que ela é uma agenda de estado, suprapartidária.

A platéia fez diversas intervenções sobre a importância de legislações e políticas públicas que assegurem o ambiente propício para a efetiva implementação da Agenda 2030.

Este manual para os parlamentos foi elaborado por: Banco Islâmico de Desenvolvimento (IsDB), Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC) e PNUD. Sua versão em português, com a inclusão de casos brasileiros, foi produzida pela Rede ODS Brasil, Prefeitura de Barcarena, Centro Rio+ e PNUD.

Mais notícias sobre o evento:

bottom of page