top of page
  • Foto do escritorPatrícia M. Menezes

Quais as perspectivas e desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil?


Quais as perspectivas e desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil? Este será o tema do 3° Encontro Nacional da Rede ODS Brasil.

O principal papel da Rede ODS Brasil é articular diversos atores sociais – nacionais e internacionais – visando o desenvolvimento de ações colaborativas que contribuam com a implementação da Agenda 2030 no país.

A Rede ODS Brasil zela por um modelo de governança horizontalizada e compartilhada - estruturada em Grupos Temáticos - que valoriza e respeita a diversidade, a representatividade e o protagonismo de cada instituição em sua área de atuação.

Neste sentido, as instituições participantes do 3° Encontro Nacional da Rede ODS Brasil serão divididas em três Grupos de Trabalho: Organizações da Sociedade Civil, Governos e Casas Legislativas, Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa.

Cada Grupo terá 25 vagas e irá debater sobre qual o papel de seu segmento na implementação da Agenda 2030 no país, identificar as perspectivas e desafios para isso, desenvolver estratégias para potencializar as ações colaborativas entre esses diversos atores sociais.

Os resultados e encaminhamentos dos Grupos de Trabalho irão fomentar a Mesa de Debates - Quais as perspectivas e desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil?, que encerrará o Encontro.

O evento será promovido pela Rede ODS Brasil. Em parceria com: Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal (AEA-DF), Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília), GT ODS na Universidade de Brasília, Mandato do Deputado Federal Nilto Tatto (PT-SP), Prefeitura de Barcarena/PA.

HISTÓRICO

A Rede ODS Brasil foi criada em julho de 2015. Seu 1° Encontro Nacional ocorreu em 2016, na cidade de Fortaleza/CE e reuniu 30 participantes de 8 estados. Já o 2° Encontro Nacional ocorreu em 2017, na cidade de Belém/PA e reuniu mais de 80 participantes de 10 estados.

Nos Encontros anteriores a participação foi aberta à qualquer instituição interessada na Agenda 2030. Já no 3° Encontro a participação será fechada para instituições membros e convidadas da Rede ODS Brasil.

Esta mudança tem por objetivo assegurar o equilíbrio entre os diversos segmentos da sociedade e a efetividade na aplicação da metodologia nos Grupos de Trabalho.

bottom of page