• Rede ODS Brasil

Debate - Sem água, não há Agenda! Qual o papel das IES na implementação da Agenda 2030 no Brasil

Atualizado: Nov 14


No dia 02, ocorreu o Debate - Sem água, não há Agenda! Qual o papel das Instituições de Ensino Superior na implementação da Agenda 2030?, em Belém/PA.

A atividade foi realizada no âmbito do Ciclo de Debates do NUMA. E teve por objetivos democratizar a Agenda 2030 e fomentar o debate sobre qual o papel das Instituições de Ensino Superior na implementação da Agenda 2030, tendo como foco o ODS 6 - Água Potável e Saneamento e sua transversalidade com outros ODS.

Em março, o ODS 6 foi o tema de três grandes eventos realizados em Brasília: o Fórum Mundial da Água, o Fórum Alternativo Mundial da Água e o Planeta ODS.

O debate fomentou reflexões sobre as diferentes abordagens que o ODS 6 teve nestes eventos; os impactos que o agronegócio, a mineração e a má gestão dos resíduos causam neste recurso natural fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos; abordou temas como a privatização da água, a produção de alimentos, a Nova Agenda Urbana e a água virtual; e apresentou os projetos Pobreza e Meio Ambiente (POEMA) e Água Social, desenvolvidos pelo NUMA e que buscam integrar diversos cursos da Universidade a fim de produzir tecnologias sociais que assegurem às comunidades rurais e ribeirinhas o acesso a água potável, Direito Humano fundamental reconhecido pela ONU.

Estas reflexões terão continuidade durante as aulas da disciplina Política e Legislação Ambiental, do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O Debate foi promovido por: NUMA, por meio do PPGEDAM; Rede ODS Brasil, representada pela Prefeitura de Barcarena/PA.


34 visualizações

Parceiras Institucionais