top of page
  • Foto do escritorPatrícia M. Menezes

Mesa de Debates - Águas Urbanas: estórias de como as cidades convivem com mares, lagos e rios

No dia 20, a Rede ODS Brasil participou da Mesa de Debates - Águas Urbanas: estórias de como as cidades convivem com mares, lagos e rios, no âmbito do Planeta ODS, em Brasília.

O Planeta ODS - evento transversal ao 8° Fórum Mundial da Água (FMA) e ao Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) - é promovido por: Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Governo Federal; Governo de Brasília. E tem por objetivo fomentar o debate sobre o alcance da Agenda 2030, com base no cumprimento do ODS 6 - Água Potável e Saneamento.

A Rede ODS Brasil foi representada pela Prefeitura de Barcarena/PA, que apresentou um vídeo com as políticas públicas implementadas a partir de 2013 para assegurar à população o direito humano fundamental de acesso à água potável, como os 310 micro sistemas de abastecimento de água que atendem à 15 mil famílias ribeirinhas.

E apresentou as ações que a Rede ODS Brasil tem promovido para democratizar a Agenda 2030, em especial o ODS 6. Como a Roda de Conversa - Sem água potável e saneamento, não há Agenda 2030!,realizada no âmbito do FAMA.

Além de fomentar a reflexão sobre a importância de o Governo Federal e o Congresso Nacional tratarem a água como um direito e não uma mercadoria. Conforme preceitua o ODS 6.

Assista ao vídeo produzido pelo PNUD.


bottom of page