top of page
  • Foto do escritorPatrícia M. Menezes

Água limpa e saneamento básico para todos


A Agenda 2030 é composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, apesar de serem Objetivos distintos, são transversais e indivisíveis.

O ODS 6 - Água Potável e Saneamento tem como foco assegurar o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico para todos. Acesso que, desde 2010, é reconhecido pela ONU como direito humano fundamental.

A água é a base para a Agenda 2030 e o ODS 6 é um exemplo claro da transversalidade e indivisibilidade dos ODS, por estar no centro do desenvolvimento sustentável e das suas três dimensões: ambiental, econômica e social.

Sem a redução do impacto ambiental negativo per capita das cidades e a gestão adequada dos resíduos municipais (Meta 11.6) e a redução significativa da liberação desses resíduos e de produtos químicos para a água (Meta 12.4) é impossível produzir alimentos seguros e nutritivos (Meta 2.1), garantindo o Direito Humano à Alimentação Adequada; e reduzir o número de mortes e doenças causados pela contaminação e poluição da água (Meta 3.9).

A gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais (Meta 12.2) é fundamental para todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental. Tendo relação direta com todos os ODS.

Patrícia M. Menezes

Co-fundadora da Rede ODS Brasil

bottom of page