top of page
  • Foto do escritorPatrícia M. Menezes

Encontro dos Conselhos de Políticas Públicas da Paraíba e os ODS


No dia 07, ocorreu o Encontro dos Conselhos de Políticas Públicas da Paraíba e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Nenhum direito a menos!, em João Pessoa / PB. Promovido por: Casa dos Conselhos da Paraíba; Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano; Rede ODS Brasil.

O evento teve início com a mesa Dialogando sobre a Agenda 2030 e a Rede ODS Brasil. A Prefeitura de Barcarena apresentou a Agenda 2030 e a dinâmica da Rede ODS Brasil. E o Centro de Apoio as Atividades Populares (CAAP) apresentou a correlação entre os ODS e o tema Segurança Alimentar e Nitricional. Ambas são co-fundadoras da Rede ODS Brasil.


Cada Conselho apresentou três desafios para exercer o controle social neste cenário de retirada de direitos promovidos pelos poderes Executivos e Legislativos. E três ações para superar esses desafios.


Após o debate, foi construída uma agenda de convergência entre os Conselhos participantes: Conselho Estadual da Juventude (CEJUP); Conselho Estadual das Cidades (CONCIDADES); Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA); Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH); Conselho Estadual de Direitos LGBT (CEDLGBT); Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR); Conselho Estadual de Saúde (CES); Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPD); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI).

Também participaram Organizações da Sociedade Civil e Órgãos Governamentais.

Este foi o 3° Encontro dos Conselhos de Políticas Públicas da Paraíba. E o primeiro que teve como tema a Agenda 2030.

bottom of page