• Patrícia M. Menezes

Seminário - Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Crise Hídrica: o que eu tenho a ver com isso?

Atualizado: Jan 4

No dia 04, ocorreu o Seminário - Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Crise Hídrica: o que eu tenho a ver com isso?, em Pombal/PB.


O evento foi promovido pelo Projeto Semiárido Solar. Com o apoio de: MISEREOR; Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social; Rede ODS Brasil, por meio do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA); do Grupo de Pesquisa e Estudo em Sistema de Indicadores Urbanos, Rurais e Ambiental (SURA-UFCG) e da ONG Germinar.


A Rede ODS Brasil participou da Mesa Redonda - O que estamos fazendo?, sendo representada por CERSA e SURA. O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal também participou da Mesa que teve o objetivo de apresentar o que têm sido feito para promover o desenvolvimento sustentável na Região do Médio Piranhas.

Na Mesa Redonda - Como podemos alcançar o desenvolvimento sustentável no Semiárido?, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus João Pessoa, a UFCG - Campus Campina Grande e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentaram pesquisas com foco em mudanças climáticas, energias renováveis e indicadores de sustentabilidade.

O período da manhã foi encerrado com a palestra Dialogando sobre a Agenda 2030 e a Rede ODS Brasil, ministrada pela Prefeitura de Barcarena/PA.


O Seminário teve por objetivos: democratizar a Agenda 2030 e fomentar a educação para a sustentabilidade por meio da produção de conhecimento acadêmico para além dos muros das Instituições de Ensino Superior, que dialogue com as comunidades onde os Campi estão inseridos e contribua com a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

O período da tarde foi dedicado à construção de uma agenda de convergência entre as instituições presentes e de um plano de ação para potencializar o desenvolvimento sustentável na Região.

O Seminário contribuiu com as Metas 2.4, 4.7, 13.b, 16.7, 16.b, 17.17. E com o ODS 7.


22 visualizações

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg