top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

V Simpósio de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional


O V Simpósio de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional será um espaço de discussão sobre as principais questões socioambientais da região. Uma vez que o processo central desencadeador de muitos problemas ambientais são originados de distorções oriundas do desenvolvimento econômico, gerando, o que talvez seja uma falsa dicotomia, entre economia e ciências ambientais.

Longe de ser uma questão acadêmica, a sustentabilidade é uma necessidade imposta pelo crescimento populacional e a escassez dos recursos naturais. A situação social atual do país acaba estimulando a adoção de medidas imediatistas e contrárias à prática do desenvolvimento sustentável.

Neste contexto a questão da sustentabilidade no meio ambiente rural e urbano será discutida. Assim, buscaremos incorporar as lições das experiências regionais ligadas à sustentabilidade, promover a discussão do tema sustentabilidade com os objetivos do desenvolvimento sustentável, levar o intercâmbio de informações e práticas atuais ligadas ao tema e propor a troca de experiências e pesquisas realizadas pelos alunos do mestrado em meio ambiente e desenvolvimento regional e demais participantes.

O foco do evento terá a discussão do tema central Sustentabilidade em meio rural e urbano relacionado à ampliação do espaço de interlocução com a sociedade, ao direcionamento da pesquisa e extensão para demandas sociais, fortalecimento da pesquisa e consolidação da extensão como espaço pedagógico de formação, democratização da informação, divulgação das produções científicas e técnicas institucionais, além de fomentar nos pesquisadores a necessidade de planejar projetos de desenvolvimento local pautados no desenvolvimento sustentável, demonstrando assim, os eixos de discussão em torno do desenvolvimento e sustentabilidade.

A Rede ODS Brasil tem como uma de suas diretrizes a democratização da Agenda 2030, por meio da produção e disseminação de conhecimento.

bottom of page