top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

Participação política e social da juventude no cenário contemporâneo


No dia 29 a Rede ODS Brasil participou da Mesa Participação política e social da juventude no cenário contemporâneo, sendo representada pelo Grupo de Pesquisa e Estudo em Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade Urbana, Rural e Ambiental (SURA/UFCG/CNPq).

A atividade foi realizada no âmbito do IV Encontro de Jovens do Campo e da Cidade, em Pombal/ PB. O Encontro foi promovido pelo Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva (CEMAR) e reuniu representantes dos municípios: Cajazeiras, João Pessoa, Paulista, Pombal e São Francisco.

A Mesa destacou a necessidade de maior engajamento da juventude para ocupar os espaços que já existem, mas que estão ociosos; ao passo que faz-se necessário criar outros espaços e mecanismos para motivar a existência de políticas públicas que tenham o foco no ideário inclusivo das minorias (Jovens, Quilombolas, Mulheres, LGBT, Negros, Índios e Idosos), democrático, participativo e, com a efetivação dos princípios da sustentabilidade, a partir da estruturação do Plano Plurianual (PPA).

Na sequência, houve uma explanação sobre a Agenda 2030 e a articulação com o debate proposto demonstrando que o período atual da humanidade e sua relação com a natureza aponta a necessidade de realizar o estabelecimento de estratégias globais com ações locais e, isto é o alicerce da cidadania planetária.

Deste modo, compreende-se por cidadania planetária um processo que se inicia pela educação e que possibilita que as pessoas possam olhar e reagir, desenvolvendo o sentido da participação e corresponsabilidade frente às agressões aos próprios seres humanos e, aos elementos da natureza.

Assim, a Agenda 2030 consegue construir ao mesmo tempo uma agenda e um convite para mobilizar ações que possam combater desde os modos de desperdícios, a necessidade de criar hábitos alimentares sustentáveis e saudáveis até à necessidade de organizar de modo igualitário as esferas sociais, ambientais e econômicas da sociedade, destacando os cuidados com os semelhantes, da mesma maneira, com a diversidade e heterogeneidade que torna o planeta Terra como algo único, assim como todas as paisagens e as formas de vida.

bottom of page