top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

II Encontro Nacional da Rede ODS Brasil


O II Encontro Nacional da Rede ODS Brasil, ocorreu de 08 a 10/06 e reuniu mais de 80 participantes de 10 estados: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.

Nos dias 08 e 09, os participantes trocaram experiências sobre as ações desenvolvidas em suas instituições e planejaram ações colaborativas tendo como foco: a Erradicação da Pobreza (ODS 1); a Segurança Alimentar e a Agroecologia (ODS 2); o Empoderamento da Mulher (ODS 5); o Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável (ODS 8); o Consumo Consciente (ODS 12).

No dia 09, os Grupos Temáticos ODS elaboraram seus Planos de Ação e escolheram as instituições que irão coordená-los. As delegações dos estados escolheram as instituições que irão representá-los na Comissão Nacional de Articulação da Rede ODS Brasil. Também foram aprovados dois documentos: uma Nota Pública em defesa da liberdade de expressão dos Juízes do Trabalho do Espírito Santo e a Carta de Belém – II Encontro Nacional da Rede ODS Brasil.

No dia 10, ocorreu uma visita técnica na Ilha João Pilatos, no Igarapé Grande, em Ananindeua (município da Região Metropolitana de Belém). Os participantes conheceram a fossa ecológica implantada na Escola Municipal Domiciano Farias e a panificadora comunitária; saborearam sucos e doces produzidos com as frutas típicas da Amazônia, como: açaí, cupuaçu, pupunha, murici; e plantaram árvores, marcando o lançamento do Projeto Onde Plantei no Pará.

A Rede ODS Brasil não possui recursos financeiros próprios e todas as suas ações são realizadas de forma colaborativa, com apoio de parceiros.

Para a realização deste Encontro a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) ofertou a estrutura física; a Prefeitura de Barcarena ofertou peixe, hortaliças e frutas; o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ofertou arroz, café e açúcar; a Cooperativa dos Produtos Agroecológicos de Irituia ofertou Azeite de Tucumã; a Comunidade do Peri Toró - Tracuateua ofertou a Farinha Bragantina do Mestre Bené; Gaudens Chocolate 100% Amazônia ofertou peixe; o Ponto de Cultura Alimentar Instituto Iacitatá e Toró Gastronomia Sustentável ofertaram conhecimento e mão de obra para preparar os alimentos; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ananindeua ofertou a equipe de apoio; a Prefeitura de Barcarena ofertou ainda crachá e bolsa personalizados do evento; a Prefeitura de Ananindeua ofertou a visita técnica e o Artista Plástico Patrick Sandre a arte com tema Marajoara para o convite.

Notícias sobre o evento

bottom of page