top of page
  • Foto do escritorPatrícia M. Menezes

Igualdade de Gênero e Empoderamento da Mulher



Prevemos (...) um mundo em que cada mulher e menina desfruta da plena igualdade de gênero e no qual todos os entraves jurídicos, sociais e econômicos para a sua capacitação foram removidos.

(Agenda 2030)




No dia 8 de Março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Esta data tem por objetivo dar visibilidade a luta dos movimentos feministas por igualdade de gênero. Ou seja, a luta para que homens e mulheres tenham os mesmos direitos, deveres e oportunidades; a luta por uma sociedade livre de preconceitos e discriminações.

A Agenda 2030 destaca que a erradicação da pobreza e a integração sistemática da perspectiva de gênero são fatores cruciais para sua implementação.

“A efetivação da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas dará uma contribuição essencial para o progresso em todos os Objetivos e metas. A realização do potencial humano e do desenvolvimento sustentável não é possível se para metade da humanidade continuam a ser negados seus plenos direitos humanos e oportunidades. Mulheres e meninas devem gozar de igualdade de acesso à educação de qualidade, recursos econômicos e participação política, bem como a igualdade de oportunidades com os homens e meninos em termos de emprego, liderança e tomada de decisões em todos os níveis”.

A Agenda 2030 também preceitua a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas.

Para isso, deve-se fomentar a educação sexual e de gênero nas escolas e o engajamento de homens e meninos.


Patrícia Miranda Menezes

Co-fundadora da Rede ODS Brasil


* Texto publicado originalmente no Informativo Mensal da Rede ODS Brasil - Edição 16, Abril de 2017.

bottom of page