• Patrícia M. Menezes

O futuro da humanidade e do planeta está em nossas mãos

Atualizado: 30 de Dez de 2019



"O futuro da humanidade e do nosso planeta está em nossas mãos. Também está nas mãos da geração mais jovem de hoje, que vai passar a tocha para as gerações futuras. Temos mapeado o caminho para o desenvolvimento sustentável; será para todos nós, para garantir que a jornada seja bem-sucedida e seus ganhos irreversíveis"

(Item 53, Agenda 2030)

A Agenda 2030 define desenvolvimento sustentável como o equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental; reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável; e afirma que é possível crescer, incluir, conservar e proteger.

Isto significa que para crescer (economicamente), os Estados Nação e - principalmente - as empresas precisarão incluir (reduzir as desigualdades sociais) todos os habitantes do planeta, além de conservar e proteger a biodiversidade e os recursos naturais por meio da reformulação do modo de produção e consumo capitalista.

A substituição do modelo de crescimento econômico vigente - que degrada o meio ambiente, gera mudanças climáticas, agrava as desigualdades sociais, concentra a riqueza nas mãos de 1% da população mundial - por outro mais sustentável e inclusivo é necessária e urgente para assegurar o futuro das próximas gerações.

A Rede ODS Brasil defende um modelo de desenvolvimento que: equilibre as esferas econômica, social e ambiental, valorizando as práticas e saberes dos Povos Originários e dos Povos e Comunidades Tradicionais; assegure os Direitos Humanos a todos e o acesso aos Direitos Fundamentais (Saúde, Educação, Alimentação, Segurança, Moradia, etc.).

Logo, também defende: a Economia Solidária e Criativa; a Agricultura Familiar; a Agroecologia; a distribuição de renda; o consumo consciente; o emprego digno e decente; o Estado de Bem Estar Social; entre outros Princípios e Valores.

Por isso, promove e apoia ações colaborativas alinhadas à esses Princípios e Valores, almejando contribuir com este processo de transformação social e, consequentemente, com a implantação efetiva da Agenda 2030.

Patrícia M. Menezes

Co-fundadora da Rede ODS Brasil

* Texto publicado originalmente no Informativo Mensal da Rede ODS Brasil - Edição 15, Março de 2017.

0 visualização

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg