• Patrícia M. Menezes

7° Diálogos de Cidadania - Zonas Econômicas Complementares: integração econômica regional

Atualizado: Abr 12

O 7° Diálogos de Cidadania - Zonas Econômicas Complementares: integração econômica regional para alcançar os ODS ocorreu dia 19, em Brasília. Tendo como convidados a Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil e a Coordenação de Projetos Especiais ODS da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV).

O Ciclo de Diálogos é uma iniciativa da Rede ODS Brasil, representada pela Prefeitura de Barcarena/PA e pela Associação de Pós-Graduandos do UniCEUB (APG-UniCEUB). Em parceria com a Turma 1/2015 do Curso de Pós-Graduação em História, Sociedade e Cidadania do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). E tem a finalidade de fomentar a interação entre conhecimento teórico e prático sobre os temas abordados nas disciplinas do Curso e refletir sobre sua relação com a Agenda 2030.

As Zonas Econômicas Complementares (MERCOSUL, UNASUL, PETROCARIBE, ALBA, CARICOM) fazem parte da estratégia de fortalecimento e integração regional da América Latina, protagonizadas pelo Brasil e Venezuela, a partir de 2003. E possuem importante papel no desenvolvimento socioeconômico da América Latina.

O Diálogo contribuiu com o item 21 e as Metas 17.10, 17.11, 17.12, 17.16 e 17.19 da Agenda 2030.

A Agenda 2030 reconhece a importância da integração econômica regional para um crescimento econômico sustentável, inclusivo e sustentado, em particular para os países em desenvolvimento.

Zonas Econômicas Complementares na América Latina:


  • Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA) é uma plataforma de cooperação internacional baseada na ideia da integração social, política e econômica entre os países da América Latina e do Caribe, que se baseia em uma visão de bem-estar social, troca e de mútuo auxílio econômico.

  • Comunidade do Caribe (CARICOM) é um bloco de cooperação econômica e política, formado por 12 países e seis territórios da região caribenha.

  • Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é uma organização intergovernamental que promove integração econômica entre os países membros.

  • PETROCARIBE é uma aliança entre alguns países do Caribe com a Venezuela, em que os países caribenhos compram o petróleo venezuelano em condições de pagamento preferencial.


Veja mais fotos


11 visualizações

Parceiros Institucionais

círculo_branco.jpg