top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

I Seminário de Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental

O I Seminário de Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental ocorreu no dia 22, em Cabedelo/PB.

O evento foi promovido por: Colegiado Territorial da Zona da Mata Norte/PB; Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional/PB; Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário/PB; Gestão Unificada EMEPA, INTERPA e EMATER/PB; Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Ministério Público Federal/PB; Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte/PB; Rede ODS Brasil, representada por Arimatéia França do Centro de Apoio às Atividades Populares (CAAP)/PB.

E teve como objetivo criar oportunidades de trabalho e renda para as famílias da região da Zona da Mata Norte. Para isso, fomentou o debate sobre as potencialidades da Pesca Artesanal e suas múltiplas dimensões; definiu prioridades e iniciativas que assegurem o desenvolvimento sustentável da região, como a implantação de uma Unidade de Recepção e Distribuição de Produtos de Pescado no Conjunto Renascer II, em Cabedelo. Desta forma, contribuiu com as Metas 2.3 e 17.17 da Agenda 2030.

A Pesca Artesanal é exercida por produtores autônomos ou com relações de trabalho em parcerias - geralmente mão de obra familiar. É caracterizada pelo uso de tecnologia e metodologia de captura não mecanizada; de pequenas quantias de capital e meios de produção simples; e de conhecimentos empíricos. Segundo o Decreto N° 6.040/2007, os Pescadores Artesanais são considerados Povos e Comunidades Tradicionais.


bottom of page