top of page
  • Foto do escritorRede ODS Brasil

1° Diálogo Amazônico sobre os ODS



Nos dias 30/11 e 01/12, ocorreu o 1° Diálogo Amazônico sobre os ODS, em Belém/PA, reunindo 50 instituições do Amapá, Amazonas, Distrito Federal e Pará.

O evento foi promovido pela Rede ODS Brasil, representada por: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ananindeua/PA, Prefeitura de Ananindeua/PA, Prefeitura de Barcarena/PA e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Em parceria com Instituto Iacitatá e Toró Gastronomia Sustentável.

No dia 30/11, o Diálogo 1 - ODS: um caminho para o desenvolvimento da Amazônia? teve como convidados o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA-UFPA) e o Observatório de Governança Territorial da Universidade Federal do Pará. O Diálogo foi moderado pela Rede ODS Brasil, representada pela Prefeitura de Barcarena, e fomentou reflexões sobre os impactos do Desenvolvimentismo na Região Amazônica e sobre os novos conceitos de Desenvolvimento que valorizam o Bem Viver.

No Diálogo 2 - Quem somos e o que fazemos?, a Caixa Econômica Federal, representada pelo Fundo Socioambiental/PA; a Cáritas Brasileira - Regional Norte 2; o Centro de Defesa do Negro no Pará (CEDENPA); o Instituto Ecovida/AP; a Prefeitura de Abaetetuba/PA; a Prefeitura de Barcarena/PA e a SUDAM apresentaram ações que já desenvolvem, relacionadas aos ODS. No dia 01/12, o Diálogo 3 - Implantação coletiva dos ODS foi conduzido pela Rede ODS Brasil, representada pela Prefeitura de Barcarena. E fomentou reflexões sobre os desafios e alternativas para a implantação da Agenda 2030 na Região, considerando o Fator Amazônico.

No Diálogo 4 - Carta Integrada de Princípios: diretrizes para a Amazônia que seremos as instituições participantes analisaram a minuta da Carta de Princípios da Rede ODS Brasil e deram contribuições ao seu texto. O documento será apresentado na próxima videoconferência nacional da Rede ODS Brasil, em janeiro de 2016, que irá aprovar a versão final da Carta de Princípios do coletivo. Em seguida, as instituições participantes elaboraram o documento Carta Integrada de Princípios: diretrizes para a Amazônia que seremos, que apresenta uma agenda de convergência para a Região Amazônica.

Ao fomentar o debate sobre as especificidades da Amazônia e a importância da integração regional para o desenvolvimento sustentável, o evento contribuiu com o item 21 e as Metas 16.7 e 17.17 da Agenda 2030.


bottom of page