Localización de los Objetivos de Desarrollo Sostenible, compromisos globales y su implementación en el municipio

De 21 a 25/01 ocorreu a capacitação Localización de los Objetivos de Desarrollo Sostenible, compromisos globales y su implementación en el municipio, em Santiago - Chile.

 

A atividade foi promovida por Asociación Chilena de Municipalidades - AChM, Federación Latinoámericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones Municipalistas - FLACMA, Federation of Canadian Municipalities - FCM, United Cities and Local Governments - UCLG. E teve por objetivo sensibilizar os municípios chilenos a incorporarem a Agenda 2030 em seus planejamentos locais. 

 

A programação foi composta por painéis sobre a Agenda 2030, a Nova Agenda Urbana, localização dos ODS, planejamento governamental, governança multinível, desenvolvimento local e incidência política. Pela apresentação do panorama da implementação dos ODS na América Latina.

Por atividades em grupo para que os participantes fixassem os conceitos teóricos apresentados.

E por exposições da Argentina, representada pela Prefeitura de Buenos Aires; Bolívia, representada por Asociación de Alcadesas Y Consejalas de Bolívia; Brasil, representado por Confederação Nacional de Municípios - CNM e Prefeitura de Barcarena/PA; e Chile, representado pelo Governo do Chile e Prefeitura de Vicuña sobre suas práticas de localização da Agenda 2030. Da Federation of Canadian Municipalities - FCM sobre as ações que está desenvolvendo no Canadá e na Bolívia, em parceria com o Centro Boliviano de Estudios Multidisciplinarios - CEBEM; da UCLG, sobre experiências de municípios de diversos países; e de organizações da sociedade civil que estão desenvolvendo ações relacionadas aos ODS no Chile.

Além de sua experiência em institucionalização das Agendas de Desenvolvimento da ONU, a Prefeitura de Barcarena, instituição co-fundadora da Rede ODS Brasil, também expôs como este coletivo contribui com a mobilização de atores sociais e o estabelecimento de parcerias estratégicas para a implementação da Agenda 2030. E as ações que estão sendo desenvolvidas pela Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação - CTPMI da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - CNODS com foco nos governos subnacionais. A Prefeitura representa a Rede ODS Brasil na coordenação e na secretaria executiva da CTPMI-CNODS.

A capacitação ocorreu no âmbito da Escuela de Verano promovida anualmente pela AChM, em janeiro. O tema deste ano foi Municipios, ciudadanía y desarrollo local.

Na Escuela de Verano 2018 a AChM promoveu o Primer Taller de Objetivos de Desarrollo Sostenible. O Brasil também foi representado por CNM e Prefeitura de Barcarena. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes