Prefeitura de Barcarena lança livro didático que aborda os ODS

 

"Garantir que todos os alunos e alunas adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável".


Foi baseada nesta premissa do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 que a Prefeitura de Barcarena/PA - por meio da Secretaria Municipal de Educação - inovou, mais uma vez, seu processo de institucionalização da Agenda 2030 ao elaborar o livro didático "Barcarena, cidade da gente".

 

O livro é dividido em dois volumes, um destinado ao I Fundamental e outro ao II Fundamental. E almeja - a partir do estudo da História e da Geografia local - despertar nos alunos e nas alunas um sentimento de pertencimento sobre o município e, consequentemente, fomentar o protagonismo juvenil no exercício da cidadania. Para isso, aborda temas como: desenvolvimento territorial, lendas e personalidades locais, educação socioambiental, símbolos cívicos municipais, cidadania, participação social e a Agenda 2030.

 

Ele será adotado por toda a rede pública municipal de ensino, na disciplina Estudos Regionais, a partir do ano letivo de 2019.  

Instituição co-fundadora da Rede ODS Brasil, a Prefeitura de Barcarena se tornou
referência nacional e internacional na localização da Agenda 2030 no Brasil.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo