15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Terminou hoje a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema "Ciência para a redução das desigualdades" baseado no ODS 10 da Agenda 2030.


No evento sede, em Brasília, o estande ODS promoveu diversas atividades a fim de dar visibilidade e democratizar a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos.

 

Durante toda a semana ocorreu: distribuição de material informativo sobre a Agenda 2030;  'contação' de estórias sobre sustentabilidade, promovida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); exposição da Prefeitura de Barcarena/PA sobre o currículo pedagógico da rede municipal de ensino alinhado à Agenda 2030; jogos colaborativos; e uma trilha no estilo caça ao tesouro, onde as crianças e adolescentes percorriam os demais estandes em busca dos ODS, caso completassem a trilha recebiam um brinde. 

 

No dia 16, Dia Mundial da Alimentação, a ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida promoveu uma roda de conversa sobre a situação da fome no mundo, lançou a campanha Natal sem fome 2018 e divulgou o documentário “Histórias da Fome no Brasil”, que mostra uma cronologia da fome no país. Do Brasil Colônia, onde foram plantadas as sementes das desigualdades sociais, até as políticas públicas recentes que culminaram na saída do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome divulgado pela ONU, retratamos como se deu o enfrentamento deste mal por parte da sociedade e do governo.

 

 

No dia 17, a ONG Visão Mundial promoveu uma roda de conversa com o tema "A luta contra a violência e a mídia digital como ferramenta". A Secretaria Nacional de Economia Solidária (SNAES-MTE) promoveu uma roda de conversa sobre "Economia Solidária e a inclusão econômica e social de catadores de materiais recicláveis". E o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promoveu a roda de conversa "Projeto bem diverso".

 

No dia 18, a Rede ODS Embrapa promoveu a roda de conversa "Contribuições ao ODS 10: redução das desigualdades". O GT ODS UnB apresentou trabalhos realizados por alunos e alunas de graduação do curso de Relações Internacionais  sobre a Agenda 2030. E a ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida promoveu uma roda de conversa sobre tecnologias sociais para o combate à fome.

 

No dia 19, a Rede ODS Embrapa promoveu a roda de conversa "Contribuições ao ODS 10: redução das desigualdades". A Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV), em parceria com a Associação Nacional de Agroecologia (ANA), promoveu a roda de conversa "Agroecologia e Produção Orgânica".

 

No dia 21, a ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida promoveu uma visita orientada a um Jatobá nas redondezas do Parque de Exposições de Brasília - onde ocorreu o evento sede - para que as crianças conhecessem esta árvore que é uma grande aliada da mitigação do aquecimento global, por ser a campeã mundial no sequestro de carbono. E o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) - por meio da Coordenação Geral de Extensão Tecnológica (CGET) - promoveu uma roda de conversa sobre tecnologia assistiva, envolvendo os expositores da SCNT que atuam com os temas acessibilidade e inclusão social e desenvolvem ações efetivas para a redução das desigualdades. 

 

O estande ODS foi uma iniciativa do MCTIC - por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) - e da Rede ODS Brasil. E teve como instituições parceiras o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Prefeitura de Barcarena, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV). Por ser um espaço colaborativo, na trilha caça ao tesouro ele correspondia ao ODS 17.

 

A Rede ODS Brasil foi representada por: GT ODS UnB, Prefeitura de Barcarena e Rede ODS Embrapa.

 

Democratizar a Agenda 2030 por meio da produção e disseminação de conhecimento é uma das diretrizes da Rede ODS Brasil.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes