Ciência para a redução das desigualdades

Começou hoje a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema da SNCT 2018 "Ciência para a redução das desigualdades" é baseado no ODS 10 da Agenda 2030 e permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil.


No evento sede - em Brasília - foi montado um 'estande ODS' para dar visibilidade e democratizar a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos. O estande é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) - por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) - e da Rede ODS Brasil. E tem como instituições parceiras o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV).

 

Além da distribuição de material informativo sobre a Agenda 2030, a programação do estande também inclui 'contação' de estórias para crianças, rodas de conversa, palestras e exposições de trabalhos científicos relacionados aos ODS, jogos colaborativos e uma trilha percorrendo os demais estandes em busca dos ODS correspondentes que concede um brinde a quem a completa.

 

A Rede ODS Brasil promoverá algumas dessas atividades, sendo representada por: GT ODS UnB, Prefeitura de Barcarena/PA e Rede ODS Embrapa.

 

SOBRE A SNCT

A SNCT foi instituída por meio de Decreto Presidencial em 9 de Junho de 2004 e tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. 

Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Seu evento sede é realizado em Brasília, mas sua programação incluiu eventos realizados simultaneamente em todo o território nacional.

 

SNCT 2018
A 15ª SNCT será realizada de 15 a 21 de outubro. Até o momento, a edição 2018 já conta com ações registradas em mais de 1.800 municípios. 

Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.
A utilização de resultados de pesquisas e de artefatos das Tecnologias Sociais e Assistivas, por exemplo, pode pavimentar um caminho robusto para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida.

A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2018 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo