As Agendas de Desenvolvimento da ONU no Desfile Escolar de Barcarena/PA

Durante todo o dia de hoje cerca de 7 mil estudantes, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, desfilaram em frente à Prefeitura de Barcarena/PAA atividade promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi alusiva ao Dia da Raça e teve como tema “Barcarena hoje, amanhã e sempre: um povo que constrói a sua história”.

 

Como de costume, a SEMED levou as Agendas de Desenvolvimento da ONU para as ruas da cidade.

 

Esta prática teve início em 2014, quando o Prefeito Antônio Carlos Vilaça publicou um Decreto determinando o alinhamento de todas as ações governamentais aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – Agenda de Desenvolvimento da ONU para o período 2000 a 2015 – e a incorporação de seus ícones a toda peça de divulgação governamental.

 

Como resultado, a SEMED alinhou seu planejamento pedagógico aos ODM e inseriu o ícone do ODM 2 no uniforme escolar da rede municipal de ensino e no uniforme de servidores da Secretaria. O Desfile Escolar 2014 teve como tema “Objetivos do Milênio: Educação Básica de Qualidade para Todos”.

 

Desde então, os Desfiles Escolares de Barcarena levam para as ruas da cidade temas como garantia de direitos sociais, combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, Direitos Humanos, educação ambiental, combate ao trabalho infantil, etc. Sempre fazendo a relação desses temas com as Agendas de Desenvolvimento da ONU e expondo como essas Agendas são trabalhadas durante todo o ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Com a aprovação da Agenda 2030 em 2015 – Agenda de Desenvolvimento da ONU para o período 2016 a 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – a SEMED atualizou o alinhamento de seu planejamento pedagógico e adotou o ícone ODS 4.

 

Em 2017, por exemplo, o tema do Desfile Escolar foi “Sustentabilidade: plante essa ideia”.  As crianças realizaram uma coreografia simbolizando a transição dos ODM para os ODS. Roupas, cartazes, faixas, etc. foram confeccionados com materiais reutilizáveis.

 

A Prefeitura de Barcarena é co-fundadora da Rede ODS Brasil e se tornou referência nacional e internacional em localização da Agenda 2030 devido ao seu histórico e engajamento com as Agendas de Desenvolvimento da ONU.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes