Produção de conhecimento como ferramenta de localização da Agenda 2030

O Preâmbulo da Agenda 2030 destaca que para que ela tenha êxito, é essencial que cada país implemente políticas públicas e legislações que garantam as condições necessárias para que suas Metas sejam cumpridas. 

 

Neste contexto, as parcerias entre os Governos e as Instituições de Ensino Superior (IES) são fundamentais, já que as IES podem fomentar o desenvolvimento local por meio da produção de conhecimento que qualifique a elaboração de políticas públicas; do desenvolvimento de tecnologias sociais; etc.

 

A Rede ODS Pará tem realizado algumas ações com este foco, envolvendo a Prefeitura de Barcarena e a Universidade Federal do Pará (UFPA). 

 

Em maio, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), do Campus Ananindeua, foram conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Articulação Institucional (SEMPLA) e pela Secretaria Municipal Extraordinária de Ordenamento Territorial e Habitação (SEMEOTH). Como: o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano 2016-2026; a Lei de Uso e Ocupação do Solo, em fase final de elaboração; o processo de regularização fundiária e de atualização do cadastro multifinalitário; entre outras ações.

 

Em agosto, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Campus Belém, foram conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE). Como: ações de controle, licenciamento e educação ambiental. Em setembro, o grupo retornará à SEMADE para um debate sobre Unidades de Conservação Municipais.

 

Os dois Programas de Pós-Graduação da UFPA estão inserindo o tema Agenda 2030 em suas disciplinas e se interessaram em conhecer as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Barcarena pois, desde 2013, ela alinha seu planejamento governamental às Agendas de Desenvolvimento da ONU.

 

Na Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade Urbana, Rural e Ambiental (SURA-CNPq-UFCG) do Campus Pombal - está estruturando o GT Monitoramento e Avaliação da Localização da Agenda 2030.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

October 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo